LabLa

1167 palavras 5 páginas
Maria Silvia C. Trabulsi – Diurno
Trabalho MTPII
Dissertação de Mestrado – Instituto de Psicologia da USP
Título:
O Papel do Diretor Escolar na Implantação de uma Cultura Educacional Inclusiva a partir de um enfoque sócio-histórico

Autoria:
Claudia Lopes da Silva

Área/curso que o autor produziu a pesquisa:
Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo

Área do Conhecimento:
Psicologia Escolar e do Desenvolvimento Humano

Ano da Produção:
2006

Objetivo da pesquisa (problemática):

Como hipótese de pesquisa, considera-se que a opinião pessoal, aspirações, atitudes, concepção de educação e compromisso ético profissional assumido, enfim, os aspectos idiossincráticos do diretor influenciam de maneira decisiva a forma como se constitui a cultura escolar e facilitam ou dificultam a implantação da inclusão escolar de alunos com necessidades educacionais especiais. Imagina-se que isso se deva em grande parte à liderança e autoridades conectadas ao papel central que o diretor exerce na instituição escolar, bem como relaciona-se com as dificuldades que a democratização dos processos de gestão escolar encontra para uma atuação efetiva.
O papel do diretor enquanto um articulador do projeto pedagógico sobre o qual deve estar apoiado o projeto da escola tornar-se inclusiva seria então fundamental. Assim, não se pretende negar a importância do papel central do diretor, mas considerá-lo de forma que se coloque a serviço da democratização da escola, o que parece fundamental para a efetivação de uma cultura educacional inclusiva.

Referencial Teórico:

Apresenta-se uma revisão da literatura sobre a temática, onde se procurou selecionar trabalhos atual sobre o tema gestão escolar, enfatizando autores cuja concepção seja convergente com a psicologia sócio-histórica, uma vez que se pretendeu-se fundamentar a definição de um ambiente escolar favorável à inclusão de todos os alunos na teoria de Vigotski. Feito o destaque ao contexto, passou-se à justificativa do recorte

Relacionados

  • labla
    288 palavras | 2 páginas
  • Trabalho of the word
    1496 palavras | 6 páginas
  • Relatório
    1061 palavras | 5 páginas