LABEEE E LABTRANS

344 palavras 2 páginas
UFSC – UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA
DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA CIVL
NOME: GUSTAVO STORER COELHO
PROFESSOR: JUCILEI CORDINI

RELATÓRIOS SOBRE LABORATÓRIO DE EFICIÊNCIA ENERGÉTICA E LAB. DE TRANSPORTE E LOGÍSTICA

Florianópolis, 14 de maio de 2014
LABEEE

O Laboratório de Eficiência Energética em Edificações é usado em importantes pesquisas na área civil. Este laboratório possui parcerias com laboratórios de outros cursos, como por exemplo: Laboratório de meios porosos e propriedades termofísicas, Laboratório de Conforto Ambiental e Laboratório de Energia Solar.
O principal projeto em que o LabeEEE está envolvido é o Programa Nacional de Etiquetagem de Edificações. Ele nasceu a partir da cooperação mútua entre a Eletrobras/Procel, o Inmetro e a academia brasileira, notadamente a Universidade Federal de Santa Catarina, que, na figura do Laboratório de Eficiência Energética em Edificações (LabEEE/ UFSC), coordenou o desenvolvimento da parte técnica e metodológica da etiquetagem de eficiência energética por meio de convênios firmados com a Eletrobras no âmbito do Programa Nacional de Conservação de Energia Elétrica - PROCEL Edifica.
O LABEEE está ligado ao Núcleo de Pesquisa em Construção e tem como objetivo diminuir o consumo energético em novas e já existentes edificações através de novas tecnologias em iluminação, condicionamento de ar e isolamento térmico controlado. Ele atua também na área de geração de eletricidade através de painéis fotovoltaicos integrados a edificações urbanas e à rede elétrica pública.
.
LABTRANS

O LABTRANS, Laboratório de Transportes da Engenharia Civil, visa o estudo em melhorias do conhecimento em planejamento e organização de sistemas de transporte( modal hidroviário, ferroviário e rodoviário), operação dos sistemas de transporte, veículos e vias de transporte, avaliação de projetos, transporte urbano. Atua também na área de extensão promovendo

Relacionados

  • 6 LabEEE LabTrans GTec
    268 palavras | 2 páginas
  • fdp fdo vdikj
    716 palavras | 3 páginas
  • Relatório função social ufsc
    443 palavras | 2 páginas