LAB4 2015

1321 palavras 6 páginas
Laboratório: Média Global de Temperatura
I. Introdução
Desde o século XIX, estações meteorológicas de superfície realizam medições de temperatura em diversas localizações ao redor do planeta. Apenas as porções terrestres do globo são regularmente amostradas, e a densidade das estações é muito maior nos países industrializados. Desde 1867, o número e a distribuição de estações se tronaram grandes o suficiente para prover uma amostragem adequada da variação anual da temperatura da superfície do planeta (apesar de não ser perfeita; o erro de amostragem é de aproximadamente 0.007 °C). Esses dados fornecem o melhor registro da recente mudança climática global e é o centro do debate a respeito do potencial da humanidade em modificar o clima da Terra. Satélites, com sua cobertura global, registram uma estimativa de temperatura global mais verdadeira (na baixa troposfera, não na superfície da Terra) nos últimos anos. De qualquer forma, os dados de satélite existem somente desde 1980 e não são incluídos nesse laboratório.
Nesse laboratório, você analisará o registro de temperatura global de 1867 até o presente. Você avaliará as tendências de grande escala e as flutuações em menores escalas temporais, e você buscará por evidências do impacto das forçantes e dos mecanismos de variabilidade natural na temperatura global de superfície. O objetivo final é fornecer uma percepção das dificuldades encontradas em tentar extrapolar a tendência atual de temperatura para o futuro, e a necessidade de modelos para estimar uma previsão embasada da mudança de temperatura.
II. Instruções do Laboratório
A. Flutuações do Clima Global
Transfira o arquivo da Média Global de Temperatura (global_temp.xls) para o Excel, salve e examine seu conteúdo. Os dados estão salvos em colunas, com o respectivo ano na coluna 1, temperaturas mensais (em graus C) nas colunas 2-13, média anual de temperatura na coluna 14 e médias sazonais de temperatura na coluna 15-18 (e.g. DJF=

Relacionados