Lab01durezadaagua

1695 palavras 7 páginas
Centro Universitário de Várzea Grande
Curso de Engenharia Civil

Relatório de Aula Prática de Laboratório
Dureza da Água

Disciplina: Laboratório de Química Tecnológica

V’árzea Grande – MT, Abril 2015.

1

1. Introdução

1.1.

DEFINIÇÃO DE ÁGUA DURA

De acordo com Ramuz e Araújo (2006) a dureza da água é definida como a concentração de cátions alcalino-terrosos (Ca+2, Mg+2, Sr+2 e Ba+2) presentes na água, expressa na forma de ppm de CaCO3, representados normalmente por Ca+2 e Mg+2 originados de carbonatos, bicarbonatos, cloretos e sulfatos.

1.2.

CLASSIFICAÇÃO DA ÁGUA DURA

Segundo Ramuz e Araújo A dureza, que pode ser classificada de acordo com a Tabela 1, é capaz de interferir negativamente na qualidade de calda de um agrotóxico em função destes, nas suas formulações, utilizarem adjuvantes que são responsáveis pela sua emulsificação (óleos) ou dispersão (pós) na água, denominados de tensoativos. Tais adjuvantes são sensíveis a dureza pois atuam no equilíbrio de cargas que envolvem o ingrediente ativo, equilíbrio este que é alterado pela água dura. Um grupo específico de tensoativos, os aniônicos, que são geralmente sais orgânicos de Na+ e K+, reagem com os cátions Ca+2 e Mg+2 presentes na água dura, formando compostos insolúveis, reduzindo assim a quantidade de tensoativo na solução e causando grande desequilíbrio de cargas, ocasionando a floculação ou precipitação dos componentes da formulação, podendo causar uma baixa eficácia e a obstrução de filtros e pontas de pulverização.
Felizmente as águas brasileiras, salvo algumas exceções, são brandas ou muito brandas, não ocasionando problemas a aplicação de agrotóxicos.

2

1.3.

ÁGUAS DURAS TEMPORÁRIAS E PERMANENTES

Dureza temporária.
Dureza temporária é produzida a partir da dissolução de carbonatos como os bicarbonatos
(bicarbonato) e pode ser removida por água a ferver ou por meio da adição de hidróxido de cálcio
(Ca (OH) 2 ).

O carbonato de cálcio é menos solúvel em água quente do que em água fria, de

Relacionados