lab mec solo2

1836 palavras 8 páginas
SUMÁRIO

SUMÁRIO
INTRODUÇÃO
OBJETIVO
TESTE DE UMIDADE PELO MÉTODO DA ESTUFA
TESTE DE UMIDADE PELO MÉTODO DA QUEIMA COM ÁLCOOL
TESTE DE UMIDADE PELO MÉTODO EXPEDITO DO SPEEDY
CONSIDERAÇÕES FINAIS
BIBLIOGRAFIA

04
04
06
08

INTRODUÇÃO

Dependendo da quantidade de água existente no solo e da disposição das partículas sólidas formando um volume de vazios maior ou menor, temos as características e comportamento do solo diferente em função do estado em que o mesmo se encontra, esse estado é caracterizado através dos Índices Físicos do solo. A umidade do solo influencia diretamente o volume de água nele armazenado, bem como a sua resistência e a compactação, entre outros fatores. Logo é de grande importância o conhecimento da umidade do solo para estudos de movimento da água no solo, bem como a adoção de determinadas práticas de manejo culturais e irrigação
(BERNARDO et al., 2006). Este relatório abordará 03 (três) métodos para análise da umidade do solo, sendo pelo Método da Estufa, Método da Queimagem com Álcool, Método de Speedy.

MÉTODO DA ESTUFA

Para determinar o teor de umidade de um solo, o ensaio mais indicado e usado é o da estufa, por conta do seu alto nível de precisão e relativa fácil aplicabilidade. Uma uma desvantagem é o fato deste ensaio não poder ser feito em campo (obra), pois é preciso uma estufa elétrica e os resultados são obtidos, em pelo menos um dia (24h), após a amostra ser colocada na estufa.

 APARELHAGEM/ EQUIPAMENTOS - Estufa capaz de manter a temperatura entre 105° e 110° C; - Balança que permita pesar 200g , sensível a 0,01g; - Cápsulas de alumínio : 4cm x 2cm de altura; - Pinça metálica.

Foto01: Estufa Foto02: Cápsulas com material e pinça metálica Foto03: Balança de precisão

 AMOSTRA - Foram utilizados 03 (três) amostras solo com 50g cada.  PROCEDIMENTO
- 01 – Pesa as 03 (três) capsúlas de alumínio;
- 02 – É colocado dentro das capsúlas de alumínio

Relacionados