la idea de amaerica latina y la herida colonial

354 palavras 2 páginas
O texto La idea de America Latina La herida colonial y la opción decolonial trata de conceitos e a forma de construção da ideia de amarica latina em diferentes momentos do contexto histórico abordando conceitos como colonialidade, colonialismo, geopolítica do conhecimento e a ferida colonial causada pelos descobridores.
O primeiro capitulo retrata a ideia de descobrimento a partir da visão do colonizador e o seu papel imperialista desempenhado no território do novo mundo. Abordando termos como colonialismo e colonialidade o autor apresenta a ideia europeia do povo bárbaro que habitava um território descoberto no novo mundo a partir da visão do colonizado .
A teoria da geopolítica do conhecimento aborda no texto de Walter Mignolo demonstra a forma que era vista como moderna e o modelo a ser utilizado em novos povos descobertos demonstrando o pensamento eurocêntrico que dominava as diferentes culturas no novo mundo e no oriente. As culturas antigas presentes na
América Latina como a dos Maias, Incas ou Astecas já existia um nível de conhecimento e desenvolvimento humano, porém o descobrimento pelos europeus ignorou as culturas diferentes e implantou em um povo que já vivia no território encontrado uma doutrina que era vista como padrão e como moderna no velho mundo.
O poder e domínio dos colonizadores nos povos colonizados proporcionou uma ferida colonial onde foram desprezadas as culturas pré existentes e implantado um modelo de mundo perdendo grande diversidade de conhecimentos e costumes que poderiam ser fundamentais para a construção de um mundo contemporâneo mais moderno. Como exemplo pode citar o povo Maia, que tinha grande desenvolvimento no ramo da astronomia, entretanto seu conhecimento foi ignorado.
A construção do novo mundo pelos europeus foi a replicação dos preceitos eurocêntricos terras americanas, que veio a assumir sua legitima forma em séculos posteriores com a falta de identificação das elites Criollas com o povo Europeu

Relacionados