laços

Páginas: 16 (3848 palavras) Publicado: 26 de março de 2014



SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO
PEDAGOGIA

ALINE NESRALA VALE
DIVA TELES MENEZES
ELIANE ROCHA DE BRITO
ELISÂNGELA PEREIRA DA SILVA
LUCIAYNE LOPES DA SILVA
PATRICIA FREITAS CASTANHEIRA



PRODUÇÃO TEXTUAL INTERDISCIPLINAR EM GRUPO:
AS NOVAS DIRETRIZES CURRICULARES NACIONAIS PARA A EDUCAÇÃO INFANTIL









Caldas Novas - GO
2012
ALINE NESRALA VALE
DIVATELES MENEZES
ELIANE ROCHA DE BRITO
ELISÂNGELA PEREIRA DA SILVA
LUCIAYNE LOPES DA SILVA
PATRICIA FREITAS CASTANHEIRA







PRODUÇÃO TEXTUAL INTERDISCIPLINAR EM GRUPO AS NOVAS DIRETRIZES CURRICULARES NACIONAIS PARA A EDUCAÇÃO INFANTIL



Trabalho apresentado as disciplinas: Educação da Criança de 0 a 5 anos; Organização e Didática na Educação Infantil; Ensino e Alfabetização I; Ensinoda Linguagem Oral e Escrita e Ludicidade e Educação, da Universidade Norte do Paraná - UNOPAR

Profs.: Rosely Montagnini; Sandra Regina dos Reis Rampazzo; Raquel Rodrigues Franco; Alexandre Vilas Boas da Silva; Marlizete Cristina Bonafini Steinle.



Caldas Novas - GO
2012

INTRODUÇÃO

Esta presente produção textual interdisciplinar em grupo, busca oportunizar a leitura sistemática,contextualizada e reflexiva das Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil (Resolução nº 5, de 17 de dezembro de 2009), que versam as normas a serem observadas na organização das propostas pedagógicas na Educação Infantil no Brasil, também realizaremos a leitura e estudo pormenorizado dos livros das disciplinas, das web aulas, das discussões realizadas nas tele aulas e aulasatividades e do texto complementar (O Currículo na Educação Infantil: o que propõem as novas diretrizes nacionais?” da professora Zilma de Moraes Ramos de Oliveira, contextualizando a leitura e o registro de análise elaborados junto á pesquisa de campo que foi realizada no Centro Municipal de Educação Infantil “MEIMEI”, conveniada com a Secretaria Municipal de Educação, Ciência e Tecnologia, do municípiode Caldas Novas-Goiás, com a intencionalidade de desenvolver a atitude investigativa necessária á formação e atuação do professor de Educação Infantil.
Essas Diretrizes, de caráter mandatário, estabelecem novas exigências para as instituições de educação infantil, particularmente quanto às orientações curriculares e processos de elaboração de seus projetos pedagógicos. Estabelecem, entre outros,os princípios éticos, políticos e estéticos que devem fundamentar as propostas pedagógicas em Educação Infantil, a adoção da metodologia do planejamento participativo e afirmam a autonomia das escolas na definição da abordagem curricular a ser adotada.
Esperamos também empreender a atitude interdisciplinar a partir do eixo integrador do 4º semestre, bem como das disciplinas ministradas,oportunizando um estudo sistemático no contexto regional do polo de Caldas Novas.
No segundo momento, com auxílio da tutora, organizaremos a apresentação do grupo, na aula atividade da disciplina de Seminários IV, objetivando socializar os problemas e soluções encontradas e após o debate, com as novas considerações que forem discutidas, postaremos o presente que segue.
No último tópico, explicitaremos aavaliação final do grupo sobre os acontecimentos supracitados no decorrer da construção textual.
PRODUÇÃO TEXTUAL INTERDISCIPLINAR EM GRUPO - AS NOVAS DIRETRIZES CURRICULARES NACIONAIS PARA A EDUCAÇÃO INFANTIL

Logo após o carnaval, iniciou-se o 4º período, alegrias, expectativas e como nem tudo são flores, lá estavam os portfólios, evitando transtornos de última hora, iniciamos prontamente,que segue.
Buscamos o estudo das Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil (Resolução nº 5, de 17 de dezembro de 2009) em conjunto com a leitura e estudo pormenorizado dos livros das disciplinas, das web aulas, das discussões realizadas nas tele aulas e aulas atividades e do texto complementar (O Currículo na Educação Infantil: o que propõem as novas diretrizes nacionais?” da...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Laco
  • laços
  • Laços de um só
  • laços de familia
  • laços: para falar de nós
  • Laço Comprido
  • LAÇO AZUL
  • Programação com laços

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!