Lúdico

Páginas: 6 (1449 palavras) Publicado: 22 de novembro de 2013
1 INTRODUÇÃO

Segundo Vygotsky (2000, p. 135), a ação na esfera imaginária, numa situação imaginária, a criação das intenções voluntárias e a formação dos planos da vida real e motivações que envolve os desejos – tudo parece no brinquedo. Vygotsky(2000) entende que a brincadeira cria uma zona de desenvolvimento proximal da criança, pois ela tem a oportunidade de ser aquilo que ainda não é,pode agir como se fosse maior do que é na realidade e pode agir como se fosse maior do que é na realidade e pode saber usar coisas que lhes são proibidas.
No cotidiano da escola, precisamos proporcionar momentos para que as crianças brinquem, não somente para passar o tempo, mas porque a brincadeira ocupa lugar fundamental no desenvolvimento infantil:
As brincadeiras servem de elo,entre a relação do indivíduo com a realidade externa ou compartilhada.
O presente estudo pretende abordar o tema de ludicidade e o valor do brincar para aprendizagem infantil.

1.1 TEMA

A Importância do Lúdico nas Séries Iniciais

1.2 QUESTÂO NORTEADORA

A utilização de atividades lúdicas nas escolas, podem contribuir para uma melhoria no resultado obtidos pelos alunos.Claro que atividades de cunho lúdico não abarcariam toda a complexidade que envolve ao processo educativo, mas poderiam auxiliar na busca de melhores resultados por parte dos educadores interessados em promover mudanças. Estas atividades seriam mediadoras de avanços e contribuiriam para tornar a sala de aula um ambiente alegre e favorável.

1.3 JUSTIFICATIVA

Brincar é a primeiralinguagem que a criança reconhece, e é, a primeira forma de cultura de uma pessoa. A cultura que pertence a todos e que nos faz participar da e idéias e objetivos comuns. A criança brinca com a cultura. Mas Dornelles (Apud Craidy 2001 p. 107), alerta que: “parece que tudo na escola infantil está sendo excessivamente pedagogizado, perdendo-se a idéia de prazer, que está por natureza, a cada atividadeda criança.”
Por isso o “lúdico” que envolve; brinquedos, brincadeiras e jogos, têm o objetivo de resgatar e valorizar as brincadeiras infantis. Porque é no brincar e talvez, apenas no brincar, que a criança ou o adulto, fluem de liberdade de criação.
O ato de brincar envolve sentimentos, emoções, tenções dificuldade, desafios...
Fridemann defende como pesquisacontextualizada, a necessidade de resgatar e inserir o jogo e as brincadeiras no currículo escolar e no cotidiano das crianças. Resgatar e salvar, recuperar, reencontrar, será um grande desafio para os educadores atuais. Recuperar a sensibilidade humana do interagir e se preocupar com o próximo, da relação com sua família entre outros conhecimentos repassados pelo dia a dia da execução do jogo e dasbrincadeiras com a intencionalidade recreativa precisa estar presente nas escolas de educação infantil e, também no Ensino Fundamental.
Podemos transformar prazer e diversão em objetivos. O brincar da criança é seu mundo particular, ali acriança entra no mundo do faz de conta, vivenciando fantasias junto com a realidade do seu dia-a-dia, e sem perceber, transforma toda sua brincadeira emaprendizagem, absorvendo funções, percepções, etc. adquiridas naturalmente no ato de brincar.
O trabalho do professor pode ser de mediador do resgate, entre o espaço coletivo de brincadeira e jogos, que favoreçam o compartilhar de experiências.

1.4 OBJETIVOS

1.4.1 GERAL

Aprofundar estudos pedagógicos relativo à aplicabilidade da ludicidade no processoensino- aprendizagem.

1.4.2 ESPECÍFICO

Abordar o conceito de ludicidade.
Elucidar a aplicabilidade da ludicidade no processo ensino-aprendizagem.
.
2 LUDICIDADE

Muitos autores contemporâneos definem o lúdico como: um estado de prazer, com razão própria de ser, o objetivo já está contido em si mesmo. As crianças brincam por brincar, sua curiosidade e...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Ludico
  • ludico
  • o ludico
  • Lúdico
  • Ludico
  • Lúdico
  • Ludico
  • Lúdico

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!