Lúdico

Páginas: 16 (3963 palavras) Publicado: 28 de junho de 2013
BRINCADEIRAS E JOGOS LÚDICOS NA EDUCAÇÃO INFANTIL


Desde as épocas mais antigas nota-se que o “Brincar” era a principal atividade das crianças, onde elas descobriam o mundo através de brincadeiras de adivinhações como: faz- de –conta, jogos com bolas, arcos, rodas, cordas e bonecos. Através de registros podemos observar que na antiguidade existiam jogos que reproduziam situações de trabalhorealizado por adultos.
Podemos observar que tem jogos que existem há cem anos, ou até mesmo mil anos atrás como: amarelinha, cabra-cega, jogos de construir e demolir construções, bonecos, os de rolar aros, pular obstáculos, cordas, etc.
Apesar de haver uma infinidade de autores que enfatizam a importância dos jogos e brincadeiras para o desenvolvimento infantil, os jogos foram utilizados, naescola observada, de uma forma limitada, com o objetivo de ocupar o espaço ocioso entre atividades.
A brincadeira infantil é entendida como atividade social da criança, cuja natureza e origem específicas são elementos fundamentais para a construção de sua personalidade e compreensão da realidade na qual se insere. A brincadeira é de fato um espaço de aprendizado sociocultural localizado no tempo eno espaço”. Vygotsky



A dificuldade de implantar uma proposta adequada para o uso de jogos e brincadeiras, que realmente atenda às necessidades infantis, muitas vezes está amarrada a uma visão simplista que sugere que basta se ter o jogo na escola para se garantir o trabalho com eles. Não se percebe que é necessário um planejamento, de modo a organizar as atividades em função de objetivos aserem trabalhados. Tais objetivos podem ser amplos, envolvendo socialização, expressão, simbolização, conteúdos específicos, etc. também é importante que o brincar seja algo prazeroso e significativo, que incentive a criança a participar e se envolver na atividade.
A importância do ato de brincar fica clara nos escritos de Nicolau (1988), quando afirma que:04


“ Brincar não constitui perda de tempo, nem é simplesmente uma forma de preencher o tempo (...) O brinquedo possibilita o desenvolvimento integral da criança, já que ela se envolve afetivamente e opera mentalmente, tudo isso de maneira envolvente, em que a criança imagina,constrói conhecimento e cria alternativas para resolver os imprevistos que surgem no ato de brincar “ (p.78).



O significado da atividade lúdica para a criança está ligado à vários aspectos: o primeiro deles, é o prazer de brincar livremente; seguem-se o desenvolvimento físico que exige um gasto de energia para a manutenção diária do equilíbrio, do controle da agressividade, a experimentaçãopessoal em habilidades e papéis diversificados, a compreensão e incorporação de conceitos, a realização simbólica dos desejos, a repetição das brincadeiras que permitem superar as dificuldades individuais, a interação e a adaptação ao grupo social, entre outros.
Há ainda a distinção entre os jogos considerados educativos e os jogos lúdicos. Jogos lúdicos são aqueles que propiciam diversão, prazer eaté desprazer, quando é escolhido voluntariamente; e, jogos educativos são aqueles que ensinam qualquer coisa que complete o indivíduo em seu saber, seus conhecimentos e sua apreensão do mundo. O jogo educativo tem uma função distinta do brincar: ele deve proporcionar à criança a aquisição de conhecimentos pedagógicos, enquanto que o brincar é a expressão livre da criança que brinca pelo prazer deo fazer. Entretanto, isto não implica dizer que os jogos educativos sejam desprazerosos para a criança, mas sim que apresentam uma função específica.
Os jogos educativos, por outro lado, possibilitam à criança o desenvolvimento de habilidades, tais como: comparar, diferenciar, quantificar, refletir, relacionar, etc., ampliando seu conhecimento e possibilidades de aprendizagem. Qualquer tipo de...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Ludico
  • ludico
  • o ludico
  • Lúdico
  • Ludico
  • Ludico
  • Lúdico
  • ludico

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!