lógicos combinacionais

Páginas: 5 (1087 palavras) Publicado: 13 de outubro de 2014
Circuitos Lógicos Combinacionais














1. Introdução

Os circuitos lógicos combinacionais são um tipo específico de circuito lógico no qual a saída depende apenas das variáveis de entrada (IDOETA, 2007). Dessa forma, para montar esses circuitos apenas a tabela da verdade das entradas já é suficiente. A fim de economizar tempo e material, a simplificação das funçõeslógicas é muito importante e pode ser realizada por vários métodos.
A montagem desse tipo de circuito geralmente é acompanhada por alguns defeitos em seu sistema. Esses defeitos podem ter diversas causas: problemas internos dos circuitos integrados, falha na alimentação da Protoboard ou do CI, cabos interrompidos, etc. (TOCCI, 1994). Por isso, é necessário que além da tabela da verdade, tabela deconexão, se construa um método para a depuração do circuito.
Nesse relatório foi montado um circuito lógico combinado para mostrar 5 algarismos em uma determinada ordem num display de 7 segmentos. Na seção do método estão presentes os materiais utilizados, o procedimento adotado bem como os resultados obtidos. Na seção seguinte é feita uma discussão dos resultados. Ao final, são apresentadas astabelas de conexão e o diagrama esquemático do circuito montado.

2. Objetivos

Essa prática visa a montagem de um circuito lógico combinacional para informar os últimos 5 digitos do RA(registro acadêmico) de um dos alunos da dupla em uma sequencia específica. Além disso, deve-se realizar a depuração do circuito a fim de encontrar e solucionar os possíveis problemas que surgirem.

3. Método3.1. Materiais:
Para essa prática foram utilizados:
- 3 chaves lógicas;
- CI 7404; CI 7411; CI 7408; CI 7432; CI 4511;
- Display de 7 segmentos;
- Cabos para conexão;
- Protoboard;

3.2. Procedimento:

Seguindo as indicações 2.5 do roteiro experimental fez-se os seguintes passos:
- Montou-se o circuito projetado previamente na Protoboard. Como já havia sido feita atabela de pinagem seguiu-se as indicações a fim concluir rapidamente esse passo.
- Ao introduzir todas as combinações possíveis de entrada para o circuito e anotar as saídas do display, pôde-se elaborar a tabela da verdade para o circuito montado.
- Caso a tabela verdade obtida experimentalmente não esteja compatível com a que foi construída após a simulação do projeto em um simulador adequado,executou-se a depuração do circuito a fim de encontrar os problemas e solucioná-los.

3.3. Metodologia de depuração:

Na prática aqui relatada o circuito necessita de 9 portas lógicas distribuídas em 4 CIs, um CI conversor 4511 e um display, por tanto se faz necessário a observância de alguns detalhes a fim de encontrar os possíveis problemas
Como optou-se por montar todo o circuito paradepois depurar. As entradas foram colocas e verificou-se q o funcionamento estava quase igual ao projetado (apenas um dos seguimentos com problema) então o problema estava depois do CI 4511.
A metodologia de depuração já estava feita então realizamos esse processo somente para confirmar os dados.
Como já se tinha o conhecimento prévio do que deveria estar entrando no CI 4511 testou-se asentradas e observou o que estava entrando em cada uma das combinações de entrada das chaves. Assim pode-se observar em que CI/chave está o problema. Esses testes devem ser feitos com o multímetro para que se saiba o qual tensão está chegando nos pontos desejados.
Mas antes deve-se executar as verificações mais óbvias como as ligações GND, Vcc e trilhas de alimentação, posição dos cis. Para cadaalteração realizada deve-se testar o novo funcionamento do circuito para ver se com a alteração houve alguma modificação.
A depuração deve começar a ser realizada pelas saídas, mas caso não encontre nenhum problema nas saídas a depuração deve continuar sendo feita regressivamente até que se chegue nas entradas iniciais e em blocos para restringir os focos de erro.

4. Resultado

A figura 1...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Circuitos lógicos Combinacionais
  • Circuitos lógicos combinacionais
  • Apostila Projetos
  • Álgebra Booleana, Circuitos Lógicos ou Circuitos Combinacionais
  • Montagem de Circuitos Lógicos Combinacionais Empregando CIs Digitais
  • combinacionais
  • circuitos combinacionais
  • CIRCUITOS COMBINACIONÁIS

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!