Lógica e Esplendor da Arquitetura Gótica

Páginas: 4 (982 palavras) Publicado: 17 de setembro de 2014
Capítulo 13 - Lógica e Esplendor da Arquitetura Gótica
Álgebra e arquitetura gótica

No norte da França surge o planejamento científico ou racional do espírito gótico. Próximo ao ano 1.100, osreformistas da ordem beneditina não concordavam com o limite da arquitetura românica. Esta mudança notável de arquitetura toma o nome do monastério de Cister (1.098). Paralelo à esta reforma omovimento espanhol denominado almohade puritano; e em Magreb quando surgiram as primeiras universidades medievais em Bolonha e Paris.
O estilo cisterciense, possui padrões inspirados nas igrejas beneditinascujas cabeceiras são quadradas ou “abside com absidíolas, utiliza colunas com fuste e capitel lisos e os portais não recebem mais decoração nas colunas e das arquivoltas”.
Os cistercienses eramprotegidos pelos monarcas e em contrapartida levantaram vários monastérios no estilo gótico. Novas características são incorporadas às igrejas a partir da passagem do cisterciense ao gótico, na França ondeo abade transformou a igreja da abadia “ao combinar arcos apontados e abóbadas sobre arestas dentro de um novo sistema estrutural, lógico e simples como um silogismo”.
A arquitetura gótica apresentapé direito bem alto, paredes externas leves, pois a abóbada está sobre arestas, nelas há vitrais que permitem penetrar luz natural. Isso é possível dado seus três elementos típicos: arco apontado,arco ogival, a abóbada sobre arestas e o arcobotante rematado por pináculos dando a característica silhueta de um navio aos volumes das catedrais.
A diferença cultural gótica e românica, sãoperceptíveis quanto a questão das dimensões e continuidade espacial. Na arquitetura gótica não há relação à escala do edifício ao homem, o comum seria que houvesse predominância de uma diretriz na vertical oulongitudinal, na arquitetura gótica ambas as diretrizes coexistem. E ao comparar o gótico italiano, hispânico, francês e inglês, é possível comprovar que este contraste de diretrizes se acentua...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Resumo do capítulo 13
  • Arquitetura gótica
  • Arquitetura Gotica
  • ARQUITETURA GOTICA
  • Arquitetura Gotica
  • Arquitetura gótica
  • Arquitetura gótica
  • A Arquitetura Gotica

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!