Lógic a

Páginas: 2 (281 palavras) Publicado: 9 de agosto de 2012
O que é lógica?

Lógica é uma parte da filosofia que estuda o fundamento, a estrutura e as expressões humanas do conhecimento.
A lógica foi criada por Aristótelesno século IV a .C. para estudar o pensamento humano e distinguir interferências e argumentos certos e errados.
Aristóteles estabeleceu um conjunto de regras rígidaspara que conclusões pudessem ser aceitas como logicamente válidas: o emprego da lógica leva a uma linha de raciocínio baseado em premissas e conclusões.
Por exemplo:se for observado que “todo ser vivo é mortal” (premissa 1), a seguir é constado que “João é um ser vivo” (premissa),como conclusão temos que “João é mortal”.
Desdeentão, a lógica Ocidental, assim chamada, tem sido binária, isto é, uma declaração é falsa ou verdadeira, não podendo ser ao mesmo tempo parcialmente verdadeira eparcialmente falsa. Esta suposição e as leis da identidade (A é A), da não contradição (A não é B), e do terceiro excluído (A é A e não pode ser B) cobrem todas aspossibilidades e formam a base do pensamento lógico Ocidental.
A lógica ao mesmo tempo em que define as leis ideais do pensamento, estabelece as regras do pensamento correto,cujo conjunto constitui uma arte de pensar. E como o raciocínio é a operação intelectual que implica todas as outras operações do espirito, define-se muitas vezes alógica como a ciência do raciocínio correto. A lógica é então necessária para tornar o espirito mais penetrante e para ajuda-lo a justificar suas operações recorrendoaos princípios que fundam a sua legitimidade .
Em outras palavras, lógica é arte que nos faz proceder , com ordem, facilmente e sem erro, no ato próprio da razão.
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Lógic
  • Widgets Logic
  • Fuzzy logic in geology
  • Fuzzy logic and image based autonomous navigation
  • Mercado Financeiro Fuzzy Logic (Lógica Difusa)
  • Fuzzy logic control of a switch reluctance motor
  • Manutenção torno Nardini 195 Logic III
  • A lógica do inglês atípico (The logic of nonstandart englis)

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!