Líquido Amniotico

Páginas: 9 (2221 palavras) Publicado: 28 de julho de 2014


INSTITUTO FEDERAL DO TOCANTINS.
CAMPUS DE ARAGUAÍNA
TÉCNICO EM ANALISES CLINICA- MÓD.II
PROF° HEBERT LIMA BATISTA
ALUNOS (AS): ANA ALICE SOUSA, FERNANDA SOUSA,
JHEYSLA GONZAGA E MATHEUSA FERNANDA BARROS




















Araguaína, TO.
2014
SUMÁRIO

Líquido Amniótico
Características:
Função
Volume
Composição Química
Diferenciação de urina materna eliquido amniótico
Coleta: indicações para amniocentese
Indicações para a realização de amniocentese
Coleta
Manipulação e processamento da amostra
Cor e aspecto
Os testes de sofrimento fetal agudo
Doença hemolítica do recém-nascido
Defeitos do tubo neural
Testes de maturidade fetal
Maturidade pulmonar fetal
Relação lecitina – Esfingomielina
Amniostal - FLM
Estabilidade da espumaMicro viscosidade
Corpos lamelares e densidade ótica
















Introdução

O presente trabalho tem como objetivos a definição do líquido amniótico, ressaltando aspectos citológicos e as principais técnicas para diagnóstico laboratorial das patologias mais frequentes. A produção do liquido e absorções dependem de vários mecanismos interdependentes entre o feto, a placenta,as membranas e o organismo materno. Atualmente este fluido pode fornecer inúmeras informações sobre a saúde fetal, realizando-se diversas técnicas, entre elas a amniocentese e a dosagem de alfafetoproteína, que pode detectar defeitos do tubo neural e trissomia do cromossomo 21. A análise do líquido amniótico reforça a importância da realização adequada de um pré-natal, sendo importante relacionaros resultados laboratoriais com a clínica.






























Função
Líquido amniótico é o fluido que envolve o embrião, preenchendo assim então a bolsa amniótica, que desta forma o protege de choques mecânicos e térmicos durante a gestação da mulher, destaca-se o crescimento externo simétrico do embrião, barreira contra infecções, impedindo também aaderência entre o embrião e o âmnio, protegendo o embrião de traumatismos sofridos pela mãe, ajudando a controlar a temperatura corporal do embrião e permitindo que o feto se mova livremente, contribuindo assim para o desenvolvimento muscular. A bolsa amniótica normalmente forma-se na segunda semana de gravidez, assim que esta se forma enche-se de líquido amniótico que inicialmente é apenas águaproveniente da mãe. Pouco fluido amniótico (oligoidrâmnio) ou muito (poli-hidrâmnio ou hidrâmnio) pode ser uma causa ou um indicador de problemas para a mãe e o bebê.

Volume

O volume do liquido amniótico e regulado por um equilíbrio entre a produção de urina fetal e fluido do pulmão e a absorção pela deglutição fetal e fluida intramembranoso. O fluxo intramembranoso é a absorção de água esolutos do líquido amniótico pelo sistema vascular fetal. A quantidade de liquido amniótico aumenta durante a gestação, atingindo um pico de cerca de 11, durante o terceiro trimestre e, em seguida, diminui gradualmente antes do parto. Durante o primeiro trimestre, em torno de 35 ml de liquido amniótico é derivado, principalmente, da circulação materna.
Durante o ultimo terço a metade da gravidez, ofeto secreta um volume de liquido pulmonar necessário para expandir os pulmões com o crescimento. Durante cada episodio de movimento respiratório fetal, o liquido pulmonar secretado penetra no liquido amniótico, como evidencia pelos surfactantes pulmonares que servirão como índice de maturidade pulmonar fetal.
Depois do primeiro trimestre, a urina fetal é o principal contribuinte para o volume deliquido amniótico. No momento em que ocorre a produção de urina fetal, a deglutição fetal do liquido amniótico começa e regula o aumento do fluido a partir da urina fetal.

Composição Química

A placenta é a principal fonte de agua e solutos do liquido amniótico. O liquido amniótico tem composição semelhante do plasma materno e contém uma pequena quantidade de células fetais descamadas da...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Líquido amniótico
  • Alterações do líquido amniótico
  • Liquido Amniotico 8 Periodo
  • Embolia por liquido amniotico
  • EMBOLIA POR LÍQUIDO AMNIÓTICO
  • Distúrbios do Liquido Amniotico
  • âmnio e liquido amniotico
  • Bolsa Rota e Perda do liquido amniotico

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!