lípidios

Páginas: 3 (696 palavras) Publicado: 9 de agosto de 2013
GLICÍDIOS


Glicídios

Os glicídios são moléculas orgânicas constituídas fundamentalmente por átomos de carbono, hidrogênio e oxigênio. são também conhecidos como açúcares, sacarídios (do gregosakkharon, açúcar), carboidratos ou hidratos de carbono.


Classificação dos glicídios

Monossacarídios

Os glicídios mais simples são os monossacarídios, que apresentam fórmula geral (cH2O)~.O valor de n pode variar de 3 a 7, e, de acordo com ele, os monossacarídios são chamados respectivamente de trioses, tetroses, pentoses, hexoses e heptoses. Exempíos de monossacarídios são glicose,frutose, galactose, ribose e desoxirribose.

Dissacarídios

Dissacarídios são moléculas formadas pela união de dois monossacarídios. A reação de
formação de um dissacaridio é uma síntese pordesidratação: um dos monossacarídios perde um hidrogênio (- H) e o outro perde uma hidroxila (-OH); os dois monossacarídios se unem, e o hidrogênio e a hidroxila liberados formam uma molécula de água.
Asacarose - o açúcar de cana - é um dissacarídio formado pela união de uma molécula de glicose e urna de frutose.. Outro exemplo de dissacarídio é a lactose - o açúcar do leite -, constituído por umaglicose ligada a uma galactose.

Polissacarídios

Polissacarídios são moléculas grandes, formaadas de centenas-ou milhares de motiossacarídios. Exemplos de polissacarídios são amido, glicogênio,celulose, quitina, entre outros.
As moléculas de glicose fabricadas na fotossíntese e unidas de uma determinada maneira transformam-se em am.ido, que é armazenado.nas células das paantas Quando acélul~ necessita de energia, o amido é quebrado po
~ hidrólise, transformando-se novamente en moléculas de glicose. (} amido .constitui;~as sim, a principal substânçia de reserva das plan .~tas-e-de muitasalgas.
Em nosso organismo também ocorre armazenamento de polissacarídios. Depois de uma refciç~, as células do fígado absorvem moléculas dc glicose do sangue, unindo-as de maneira a forw o...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Lipídios
  • lipidios
  • lipidios
  • Lipidios
  • Lipidios
  • Lipidios
  • Lipidios
  • Lipidios

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!