Língua portuguesa em moçambique

Páginas: 8 (1983 palavras) Publicado: 7 de abril de 2013
1. A LÍNGUA PORTUGUESA E O MUNDO


A língua portuguesa (LP) é da família indo-européia, descendente do latim, mas não do latim de Virgílio, rebuscado; mas de um latim mais informal, que foi levado pela população pobre.
O português evoluiu com força e rapidez, movido pela independência política; falar português afastando-se do galego constituiu então uma afirmação nacional. Osportugueses ultrapassaram o seu pequeno país, que possuía cerca de um milhão de habitantes, e aportaram às Américas, rodearam a África, superaram a China atingiram o Japão e situaram-se na Índia. A todos esses pontos levaram o seu falar e o enriqueceram com expressividades locais. Deixaram ao redor da Terra os rastros de seu idioma. Dentre os países representantes da África que possuem o português comolíngua, encontramos Moçambique.


2. HISTÓRIA DE MOÇAMBIQUE


A história de Moçambique iniciou-se com a chegada dos povos bantu nesta região, este período ficou conhecido como pré-histórico (séc. I – IV), pela falta da escrita.
Mwenemutapas foi seu o primeiro grande império, conseguiu grande desenvolvimento com a criação de gado e atraiu os interesses dos árabes e portugueses pelo grandenúmero de minas de ouro no interior da região. Os portugueses chegaram em 1498 com a expedição de Vasco da Gama à Índia, e estabeleceram postos de atendimento. A fim de controlar o comércio da região entre os árabes, os portugueses fixaram o sistema de prazos, que durou 200 anos.
Somente em 1900, Portugal estabeleceu uma política colonial que os beneficiou. Em 1921 o governo estabeleceu o códigode assistência ao nativo que dividia a população entre indígenas e assimilados (aqueles que deixaram sua cultura e exerciam os costumes portugueses).
A educação tinha por finalidade criar um indivíduo que fosse um intermediário entre o governo e a população, assim o governo oficializou a LP como única língua nas instituições de ensino. Havia dois sistemas de ensino: o missionário que tinha porobjetivo: “conduzir gradualmente o indígena duma vida de selvajaria a uma vida civilizada”, e o sistema oficial – destinado a brancos, assimilados e asiáticos.


2.1 A independência


A FRELIMO (Frente de Libertação de Moçambique) fundada em 25 de junho de 1962 formou-se pela união de três movimentos (UDENAMO, MANU, UNAMI) e tinha como objetivo lutar contra a dominação portuguesa. Conseguiua dependência de Moçambique em 25 de junho de 1975, após uma guerra de libertação que demorou aproximadamente dez anos. Samora Machel, um membro, tornou-se o primeiro presidente após a independência, enfrentou um período de crise e guerra civil formada pelo confronte de idéias entre a FRELIMO e a RENAMO (Resistência Nacional Moçambicana) que teve seu término em 1992 com o Acordo Geral de Paz.Mesmo após a independência, Moçambique ainda hoje, necessita de ajuda internacional: pois possui 70% da população vivendo abaixo a linha da pobreza absoluta e alta taxa de analfabetismo.

3. A LÍNGUA PORTUGUESA EM MOÇAMBIQUE

No continente africano existem hoje cerca de 2.000 línguas, que estão “geneticamente relacionadas” e que originaram as línguas atuais:
No caso da presença da línguaportuguesa em Moçambique, existem quatro períodos:
• Fase católica e portuguesa (séc. XVI – XVIII)
• Fase protestante e anglo-alemã (séc. XIX)
• Fase colonial (1880-1960)
• Fase pós-colonial (1960 – até hoje)
O primeiro recenseamento em Moçambique ocorreu em 1980, desta data a 1997 o número de falantes da LP passou de 25 para 39% da população. Ainda em 1980 aquantidade de pessoas que possuía o português como língua materna não passava de 1,2%, decorrido 17 anos, este percentual alcançava 6% da população.
Adotar o português como língua oficial foi uma maneira de promover uma unidade nacional, pois Moçambique é um país com vasta diversidade linguística, (o mesmo recenseamento mostra que as línguas usadas com mais frequência pertencem à do grupo bantu,...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Língua portuguesa
  • Língua portuguesa
  • lingua portuguesa
  • Lingua portuguesa
  • Língua portuguesa
  • Lingua portuguesa
  • Língua portuguesa
  • lingua portuguesa

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!