Língua portuguesa. aquisição da linguagem e concepções de ensino

Páginas: 14 (3324 palavras) Publicado: 9 de maio de 2013
FACULDADE INTERNACIONAL DE CURITIBA - FACINTER

ELAINE CRISTINA ESTEVÃO ROSA; RU 403468 – 2011/01
MONICA PEREIRA DE CAMARGO; RU614699 – 2011/01
THALITA CRISTINA APARECIDA MACIEL; RU 636697 – 2011/01

LÍNGUA PORTUGUESA: AQUISIÇÃO DA LINGUAGEM E CONCEPÇOES DE ENSINO
Metodologia da Alfabetização (Prof. Mônica Vieira)
Metodologia de Ensino da Língua Portuguesa (Prof. Jeferson Ferro)Pesquisa e Pratica Profissional – Produção de Texto (Prof. Ana Gabriela)

SANTA RITA DO SAPUICAI – MG
2011
FACULDADE INTERNACIONAL DE CURITIBA - FACINTER

ELAINE CRISTINA ESTEVÃO ROSA; RU 403468 – 2011/01
MONICA PEREIRA DE CAMARGO; RU614699 – 2011/01
THALITA CRISTINA APARECIDA MACIEL; RU 636697 – 2011/01

LÍNGUA PORTUGUESA: AQUISIÇÃO DA LINGUAGEM E CONCEPÇOES DE ENSINO

Produção deAprendizagem apresentada a UTA – Língua Portuguesa, no curso de pedagogia a Distancia da Faculdade Internacional de Curitiba. Facinter
Tutor Local: Caroline Sunemi
Centro Associado: Santa Rita do Sapucaí


SANTA RITA DO SAPUCAÍ
2011

1. INTRODUÇÃO

Nesta Produção de Aprendizagem falaremos sobre o processo pelo qual aprendemos nossa língua. Será que a linguagem é nata doser humano? Será que ela é uma habilidade como outra qualquer, como por exemplo, aprender andar de bicicleta? Ou será que falamos de acordo com os estímulos que recebemos? Como nos sendo pedagogo pode trabalhar com essa habilidade que a criança traz consigo? E o que pretendemos descobrir?
Esse trabalho de Produção de Aprendizagem terá como objetivo os conhecimentos das concepções de ensino,processos fonológicos e seus desvios, e também um jeito novo de se ensinar o português nas escolas, focando a escrita e leitura. Eles são de suma importância na presente matéria, para podermos refletir a respeito das informações adquiridas durante o estudo desta UTA e também para podermos perceber como as questões são dependentes umas das outras. Sem a alfabetização não se tem o estudo da nossa língua econsequentemente não há textos.
Para a realização da presente PA foram usados materiais como: livros recebidos, trechos de livros de bibliografia complementar, as tele aulas, participações na radio web, troca de idéias com colegas e a ajuda da tutora do pólo.
As disciplinas que cursei e que integram a PA são: Metodologia do ensino de Alfabetização, Metodologia de Ensino da Língua Portuguesa ePesquisa e Pratica Profissional – produção de textos.
Os temas que serão trabalhados no desenvolvimento da presente PA serão: Aquisição da leitura e escrita como Piaget e Vygotsky divergem a respeito do desenvolvimento cognitivo, como Emilia Ferrero pode nos ajudar no ensino da língua Portuguesa. Iremos tratar a aquisição da linguagem, a língua materna e suas implicações no ensino da línguaportuguesa, o ensino das quatro habilidades e tipos de comunicação oral e por fim a produção de textos.
Estes serão os principais temas abordados para o desenvolvimento do trabalho.

2. LINGUA PORTUGUESA: AQUISIÇAO DA LINGUAGEM E CONCEPÇOES DE ENSINO.

Uma das maiores dificuldades dos professores que trabalham Língua Portuguesa dentro da sala de aula hoje, é que cada criança já vem para escoladominando a sua língua, o professor precisa saber, respeitando a cultura e identidade de cada avanço, trabalhar com ela a aquisição, podemos chamar assim a língua semi culta ou a norma padrão, ensinando a criança o momento certo de se usar cada tipo de linguagem. Assim como trocamos de roupa para ir a determinado local, devemos também adequar nossa linguagem a determinadas situações.
Os númerosnos mostram que existe certo fracasso na alfabetização infantil, então devemos mudar nossa forma de agir. Segundo Emilia Ferreiro, devemos sair do foco de como ensinar para como aprender. Os métodos usados na maioria das escolas estão gostos e cheio de pó, nossas crianças estão diferentes, cercadas de informações, vários tipos de linguagem, imagens, sons, as crianças estão inquietas e nos...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Língua portuguesa: aquisição da linguagem e concepções de ensino
  • Lingua portuguesa : aquisição da linguagem e concepções de ensino
  • Língua portuguesa: aquisição da linguagem e concepções de ensino
  • Língua portuguesa: aquisição da linguagem e concepções de ensino
  • Pa lingua portuguesa aquisição da linguagem e concepções de ensino
  • LINGUA PORTUGUESA: AQUISIÇÃO DA LINGUAGEM E CONCEPÇÕES DE ENSINO
  • CONCEPÇÕES DE LINGUAGEM E O ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA
  • Concepções de linguagem e o ensino de língua portuguesa

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!