Língua portuguesa: aquisição da linguagem e concepções de ensino

Páginas: 13 (3168 palavras) Publicado: 22 de maio de 2012
FACULDADE INTERNACIONAL DE CURITIBA

JULIANA PATRICIA SILVA DE MOURA, RU 544346, PEDAGOGIA










Língua Portuguesa: aquisição da linguagem e concepções de ensino..



Metodologia da Alfabetização- Metodologia do Ensino de Língua Portuguesa- Pesquisa e Prática Profissional . Produção de Texto













CURITIBA 2011

FACULDADE INTERNACIONAL DE CURITIBAJULIANA PATRICIA SILVA DE MOURA, RU 544346, PEDAGOGIA












Língua Portuguesa: aquisição da linguagem e concepções de ensino..











SUMÁRIO


1. INTRODUÇÃO............................................................................................. 03
2. LÍNGUA PORTUGUESA: AQUISIÇÃO DA LINGUAGEM E CONCEPÇÕES DE ENSINO..................................................................................................... 04
2.1. METODOLOGIA DA ALFABETIZAÇÃO ................................................. 04
2.2. METODOLOGIA DA LÍNGUA PORTUGUESA ............................ .......06
2.3. PESQUISA E PRÁTICA PROFISSIONAL . PRODUÇÃO DE TEXTO .....08
3. CONSIDERAÇÕESFINAIS......................................................................... 11
REFERÊNCIAS...............................................................................................13























1. INTRODUCÃO


Integram esta Produção de Aprendizagem as disciplinas de Metodologia do Ensino da Alfabetização- Metodologia do Ensino de Língua Portuguesa e Pesquisa e Prática Profissional . Produção de Texto.
Neste trabalhoabordarei os seguintes assuntos: a aquisição da leitura e da escrita como forma de inserção social, uma comparação entre Piaget e Vygotsky quanto ao desenvolvimento cognitivo do conhecimento e os processos de alfabetização, um breve histórico sobre a aquisição da escrita sob o olhar de Emília Ferreiro, a linguística e o ensino da língua materna.
O objetivo da presente Produção de Aprendizagem émostrar que existem diferentes formas de se promover a aquisição da linguagem e que cabe ao professor escolher a forma adequada à cada instituição de ensino em que irá atuar, ou ainda adotar diferentes formas em uma única instituição, levando em consideração as características de cada turma. Objetivo também explicitar que o ensino da língua portuguesa destina-se a preparar o aluno para lidar com alinguagem e suas diversas situações de uso e manifestações.
Realizar a presente PA permitiu que eu pudesse compreender que não basta escolher um dos processos de alfabetização, mas que o professor deve incentivar seus alunos a quererem aprender a ler e a escrever, sendo que para isso é necessário saber avaliar e selecionar textos que sejam de interesse dos alunos, que tenham algum significado emsuas vidas. Também compreendi a importância de estar sempre em busca de atualização e aperfeiçoamento para aplicar metodologias de ensino capazes de desenvolver todas as habilidades que o aluno precisa para tornar-se um cidadão atuante na sociedade em que está inserido.
Cada texto da presente Produção de aprendizagem foi desenvolvido a partir da leitura dos livros básicos e do material disponível narota de aprendizagem. Após a leitura elaborei um pequeno resumo de cada um, relacionando as principais ideias e os objetivos apresentados pelos autores, sendo que a partir daí passei a desenvolver os textos solicitados em cada disciplina.

2. LÍNGUA PORTUGUESA: AQUISIÇÃO DA LINGUAGEM E CONCEPÇÕES DE ENSINO.


A aquisição da leitura e da escrita pode ser trabalhada pelos docentes pordiferentes concepções pedagógicas, porém independentemente da concepção adotada o que deve ter destaque na construção da leitura e da escrita é o aluno, devendo o professor analisar o meio em que o mesmo está inserido, a linguagem por ele já adquirida, as variações lingüísticas que o cercam, pois o aluno não chega vazio à escola. Nesta PA procuro mostrar a importância do professor estar preparado para...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Língua portuguesa: aquisição da linguagem e concepções de ensino
  • Lingua portuguesa : aquisição da linguagem e concepções de ensino
  • Língua portuguesa: aquisição da linguagem e concepções de ensino
  • Pa lingua portuguesa aquisição da linguagem e concepções de ensino
  • LINGUA PORTUGUESA: AQUISIÇÃO DA LINGUAGEM E CONCEPÇÕES DE ENSINO
  • CONCEPÇÕES DE LINGUAGEM E O ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA
  • Concepções de linguagem e o ensino de língua portuguesa
  • Concepções de linguagem e ensino da língua portuguesa

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!