Língua portuguesa além da gramática

Páginas: 24 (5876 palavras) Publicado: 8 de fevereiro de 2013
LÍNGUA PORTUGUESA ALÉM DA GRAMÁTICA


ALÁDIA PATRÍCIA PEIXER PAZ


Prof. VILMA RAQUEL EMMERICH


Centro Universitário Leonardo da Vinci – UNIASSELVI

Curso LED 0074– Trabalho de Graduação
23/03/2012





RESUMO


É com freqüência que vestibulares e índices que medem como anda a educação relatam que a maior dificuldade do brasileiro está na leitura e na escrita. Diante destaangústia o professor de Língua Portuguesa se vê na obrigação de trabalhar a gramática muitas vezes para tentar reverter este quadro, no entanto, alguns deles muitas vezes desabafam que já fizeram de tudo e nada mudou. E então eu pergunto: Será que fez tudo mesmo ou fez tudo dentro do que ele conhece? Será que ele está buscando trabalhar diversificado na sala? Perceberemos aqui neste trabalho que alíngua portuguesa pode ser trabalhada por outros caminhos mais interessantes e significativos para o aluno. Acreditamos que se não nos preocuparmos tanto para que o produto final sejam médias excelentes, mas trabalharmos bem este aluno para que o produto final seja o seu conhecimento, acerca do conteúdo necessário para sua formação, obteremos maior eficiência em nossa sala de aula. Durante muitotempo o ensino da leitura e da escrita estavam intimamente ligados à decodificação e codificação, hoje percebemos uma nova realidade, temos a necessidade de formarmos um cidadão crítico, reflexivo e isto só se dá através do leitor competente. Temos que nos valer do princípio da ação- reflexão- ação.

Palavras-chave: Língua Portuguesa. Metodologias de Ensino.





1 INTRODUÇÃOSó através da língua é que nos seres humanos temos a possibilidade de comunicação. Durante toda nossa vida este processo está aprimorando-se continuamente. Aprimorar sua capacidade comunicativa é uma forma de ampliar seu relacionamento com o mundo, tornando-se apto a compreender melhor a realidade a fim de poder transformá-la. Por isso, a língua não depende apenas do conhecimento das regrasgramaticais.
Temos hoje um grande avanço no campo linguístico, no entanto, muitos professores ainda não têm refletido sobre sua prática, preferindo atividades mecânicas, descontextualizadas e exaustivas, levando em consideração desta forma a metalinguagem e não o saber do aluno. Podemos perceber que o ensino tradicional da língua ainda persiste mesmo sendo alvo de diversas críticas e do diagnósticode uma crise.
É comum nos deparamos na escola com alunos que não gostam das aulas de Língua Portuguesa e, o que é pior, eles saem dali sem dominar o conhecimento necessário da língua. Portanto, é papel do professor tentar mudar essa realidade, e penso que, o principal diferencial está em você ser professor e ou educador. Ser educador está na maneira como conduz sua práxis, o ideal seriaque fizéssemos o nosso planejamento pautado na ação – reflexão – ação. Durante o período em que passamos na universidade temos a grande chance de realizar isto, pois vivemos a prática na sala de aula e temos aqui a teoria. Agora faço a seguinte pergunta: O nosso aluno também vivencia isto na sua escola? O que ele possui fora da escola se completa com o que a escola oferece e vice – versa? Ou estamosainda privilegiando um saber em detrimento do outro? Por exemplo, privilegiamos a escrita em detrimento a leitura ou vice – versa?
Temos que agir – refletir e só então agir novamente para que consigamos realmente formar cidadãos críticos. O aluno precisa perceber que a língua falada por ele é a mesma ensinada na escola, temos que ir além da gramática e do certo e errado, desmistificandoque a Língua Portuguesa é chata e difícil.
Percebemos que temos alunos em sala sem a proficiência da escrita e leitura. Isto se deve graças a uma escola onde todos escreviam como uma única função, entregar para o professor dar a nota. Que prazer há nisso? Qual a função real disto? E agora escutamos em reuniões e salas de professores a falta de qualidade na escrita dos alunos e que eles...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Gramática Normativa da Língua Portuguesa
  • Estudos de gramática da Língua Portuguesa
  • gramatica aplicada da lingua portuguesa
  • Gramática da lingua portuguesa
  • A Gramática no ensino de Língua Portuguesa
  • Nova Gramática da Língua Portuguesa
  • NOVISSIMA GRAMATICA DA LINGUA PORTUGUESA
  • LIVRO Gramática da Língua Portuguesa

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!