Língua inglesa!

Páginas: 5 (1087 palavras) Publicado: 7 de novembro de 2012
Uma língua é criada a partir da visão de mundo de cada sociedade, sendo fruto de experiências pessoais, coletivas e, portanto, culturais. E com isso cada grupo social procura representar linguisticamente as divisões cronológicas de “presente”, “passado” e “futuro” de modos diferentes; A falta de contato verbal entre esses grupos sociais fez com que o tempo (fenômeno natural) fosse expresso deformas diferentes, o que explica porque as estruturas verbais não são perfeitamente traduzíveis na transposição de uma língua para outra. E por sua vez, a língua nasceu de uma necessidade de uma pessoa se comunicar com a outra, e não com o objetivo de criar regras e padrões fabricados em laboratórios.
O tempo cronológico não é o mesmo tempo da gramática, visto isso, o tempo da gramática (tense)é uma forma simbólica e imperfeita de representar o tempo “tinque-taque” (time). O primeiro tenta expressar o mundo ao redor, mas não consegue exprimir tudo que há neste universo de forma plena, o que cria um impasse entre time e tenses. Isto explica as diferenças de conjugação verbal entre culturas diferentes, de forma que nem sempre encontramos tempos verbais perfeitamente traduzíveis entredois códigos linguísticos; Perante a isto, o Present Perfect oferece variadas traduções inesperadas para o português.
Em escolas as definições para o Present Perfect são bastantes clichês como: - A ação do passado que se estende ao presente, - A ação do passado cujos efeitos se percebem no presente, porém é preciso analisar que o Present Perfect seja plurissignificativo (possui muitos sentidos)em inglês e que os muitos sentidos em destaque nos levam a situações praticas bem diferenciadas em língua portuguesa. Podemos concluir que é preciso atingir o campo da semântica e pragmática, e não apenas um nível morfológico. Depois de saber que o “present” não é o mesmo de relógio, entendemos que Present Perfect tem o ‘Present’ porque o primeiro de seus componentes – o verbo to have – éconjugado no Simple Present e não porque este tempo verbal esteja sempre falando do presente time.
Ainda existe a questão do detalhamento ou concisão, o que interfere na maneira com que expressamos o passado em inglês, aqui começa a discussão entre Simple Past e Present Perfect. Como em inglês, não usamos uma mesma estrutura para expressarmos todas com exatidões, quando pensar em passado, delimitetal ideia com precisão, pois é a partir do recorte exato de time que conseguirá saber quando usar o Simple past e o Present Perfct.
No caso de uma narrativa, precisamos situar as informações sobre as quais falamos para que o interlocutor ou o leitor compreenda nosso discurso. Sendo assim, podemos concluir que uma história no passado necessita de precisão ou especificações que esclareçam oassunto tratado, caso contrário, tal situação ficará sem nexo. Contamos com o uso das expressões como last, ago, yesterday, porque elas indicam o momento exato em que algo ocorreu.
Verificamos que o Simple Past implica em especificação temporal e contextual, exige a noção de sequência, representada por palavras como then, so, after that ou later, que dão à narrativa a sensação de começo, meio e fim,não se estende ao ‘agora’. Porém, o Present Perfect não é um tempo verbal que desenvolve histórias, com ele fazemos comentários sobre algo ocorrido ao longo da vida sem muitos pormenores, marca a continuidade da ação até o presente. O Present Perfect está mais preocupado com o fato do que com o contexto. Pode ser usado para mencionar uma ação passada de forma vaga, rápida, sem referência temporalprecisa, em oposição ao passado narrativo do Simple Past, e ao somatório de todo o passado+presente, que conduz ao uso das expressões always e never , onde abrange a atual existência do sujeito, o que justifica a ideia de passado+presente (No caso de pessoas falecidas usamos o Simple Past, justificado pela evidência de que falecidos não atuam no presente). Com o Present Perfect somos capazes de...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Língua inglesa
  • Língua Inglesa
  • Lingua inglesa
  • Língua inglesa
  • Língua inglesa
  • lingua inglesa
  • Língua inglesa
  • Língua Inglesa

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!