Léxico e vocabulário

Páginas: 11 (2520 palavras) Publicado: 29 de março de 2013
LÉXICO E VOCABULÁRIO



ITUMBIARA-GO


1. Explique a diferença apresentada pelo autor léxico e vocabulário.
Léxico é o conjunto infinito de palavras de uma língua, sendo ele sempre enriquecido por novas palavras e por suas mudanças. Vocabulário é a utilização do léxico de uma língua, com seu próprio vocabulário, com suas características, sofrendo alterações, sejam elas regionais:socioculturais. Ambos são relacionados, pois o léxico é uma língua, seja ela ou outra, e cada língua possui seu vocabulário.
2. Segundo o autor, o vocabulário é a expressão da personalidade do homem e de seus conhecimentos linguísticos. Elabore um pequeno parágrafo apontando por que é importante uma atualização permanente da bagagem vocabular, tanto para o plano pessoal quanto para o profissional.
Umpalestrante vai participar dum simpósio sobre a “Judicialização do sistema legislativo brasileiro”, e começa a arguir sobre determinado assunto dentro do tema. Ao começar a falar, ele utiliza um vocabulário voltado para o público-alvo que acompanha o simpósio, que podem ser juízes, advogados, promotores, deputados, entre outros. Esse vocabular difere-se de quando o palestrante vai ao “buteco” comseus amigos, pois ele utiliza uma linguagem especializada-científica para dar a palestra e com seus amigos utiliza uma língua informal.
3. Estabeleça a distinção entre sentido conotativo e sentido denotativo das palavras, contextualizando, dentro da área do Direito, uma situação e outra.
O sentido conotativo dentro da área do direito é muito utilizado por ter um sentido mais interpretativo,utilizando figuras de linguagem, como a Metáfora. O denotativo tem um sentido concreto, um sentido dicionárico, como se víssemos palavras num dicionário, sendo como: en claris, cessat interpretatio.
4. Segundo o autor, no vocabulário jurídico há distinções semânticas entre os termos moradia, residência, habitação e domicílio. Aponte essas distinções. (Importante: não faça tópicos separados, elabore umparágrafo único).
As quatro palavras são sinônimas, mas cada uma apresenta sua diferença, como “Moradia”, que pode ser chamada de “Habitação”, sendo esse substantivo representado pelo significado: um prazo determinado para alguém habitar certa casa; enquanto “Residência”, refere-se a uma maior estabilidade, uma maior permanência; e essas três diferenciando-se também de “Domicílio”, que é “animusmanendi”, ou seja, a intenção de definitivamente permanecer no local.

5. Segundo o autor, é o caráter polissêmico da língua que amplia a definição de um vocábulo. Explique o que se entende por polissemia, exemplificando.

Polissemia é uma palavra que apresenta vários sentidos, como: esse cabelereiro têm as mãos de tesoura.

6. Ao discutir conotação e denotação, o autor fala dos valorespositivos e/ou negativos que as palavras podem assumir. Fala, também, de palavras que, ao longo do tempo, sofreram alterações nesses valores, passando de positivo a negativo ou vice-versa. Discuta esse fato linguístico, ilustrando suas palavras com exemplos de uma e outra situação.

O autor ao falar que as palavras assumem sentidos positivos e negativos, mostra que elas têm uma grande diversidadevocabular podendo com o tempo alterar o seu sentido, e dessa forma, palavras ou expressões no sentido conotativo e denotativo, podem transformar-se em alto pejorativo, podendo ser por características emocionais, como é o caso do preconceito na expressão: “Vocês que são negros que se entendam”.

7. Segundo o autor, o vocabulário jurídico divide-se em três tipos: unívocos, equívocos e análogos.Explique cada um desses tipos, e exemplifique, com situações da área jurídica.

Unívocos: Palavras com um único sentido, como: “O rapaz me ameaçou e roubou meu cigarro”.
Equívocos: São palavras que possuem mais de um sentido, como: “Apelei aos meus irmãos para comprarem cigarro”.
Análogos: Fazem parte da mesma família ideológica, são sinônimos. Exemplo: “O réu não compareceu”.

8. Conceitue e...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Lexico e vocabulario
  • LEXICO E VOCABULARIO JURIDICO
  • Vocabulário
  • lexico
  • Léxico
  • Léxico
  • Léxico
  • Vocabulário

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!