Léxico e vocabulário

Páginas: 7 (1570 palavras) Publicado: 20 de março de 2013
1. Explique a diferença apresentada pelo autor entre léxico e vocabulário.
Léxico reserva-se à língua como um conjunto sistêmico posto ao usuário; é um inventário aberto, com número infinito de palavras, podendo ser sempre acrescido e enriquecido não só pelo surgimento de novos vocábulos, mas também por mudanças de sentidos dos já existentes na língua.
Vocabulário, por sua vez, é o uso dofalante, é a seleção e o emprego de palavras pertencentes ao léxico para realizar a comunicação humana.

2. Segundo o autor, o vocabulário é a expressão da personalidade do homem e de seus conhecimentos linguísticos. Elabore um pequeno parágrafo apontando por que é importante uma atualização permanente da bagagem vocabular, tanto para o plano pessoal quanto para o profissional.
Cada homem tem a suapersonalidade única, e assim ao transmitir a sua expressão lingüística fica meio que difícil entender sua tarefa comunicativa, é importante sim que haja uma atualização permanente nessa bagagem vocabular por que assim ficará mais fácil para o interlocutor tem um conhecimento mais aberto do que foi escrito ou mencionado pelo emissor.

3. Estabeleça a distinção entre sentido conotativo e sentidodenotativo das palavras, contextualizando, dentro da área do Direito, uma situação e outra.
Denotação é o emprego de palavra(s) no seu sentido próprio, comum, habitual, preciso, aquele que consta nos dicionários.
Conotação é o emprego de uma palavra tomada em um sentido figurado, que depende do contexto.
Exemplos:
1. Vamos dançar a quadrilha?
A polícia prendeu o chefe da quadrilha.
2.Costumo lavar minhas roupas.
É praxe lavar o dinheiro do marcotráfico.
Consegui lavar a barra no tribunal.

4. Segundo o autor, no vocabulário jurídico há distinções semânticas entre os termos moradia, residência, habitação e domicílio. Aponte essas distinções. (Importante: não faça tópicos separados, elabore um único parágrafo.)
Na moradia o individuo tem um relacionamento provisório com aquelelocal, em residência, o individuo pressupõe uma maior estabilidade, ou uma maior permanência naquele local, domicílio é um relacionamento definitivamente do individuo permanecer naquele local e habitação de forma geral, é tudo que o que está ao seu redor aonde geralmente esse localiza, ou seja, as crenças dos seus vizinhos, costumes, etc.

5. Segundo o autor, é o caráter polissêmico da línguaque amplia a definição de um vocábulo. Explique o que se entende por polissemia, exemplificando.
A polissemia, como se viu, é a multiplicidade significativa de um mesmo significante, Caso há, também, em que a polissemia se encontra na palavra encarregada de apresentar um campo: Câmara por Câmara dos Deputados.

6. Ao discutir conotação e denotação, o autor fala dos valores positivos e/ounegativos que as palavras podem assumir. Fala, também, de palavras que, ao longo do tempo, sofreram alterações nesses valores, passando de positivo a negativo ou vice-versa. Discuta esse fato linguístico, ilustrando suas palavras com exemplos de uma e outra situação.
Segundo o autor, as palavras vão assumindo vários sentidos dentro de uma contextualização, e assim pode trazer a um leitor um significado,e outro leitor pode entender essa tal palavra um significado diferente ao do que foi entendido pelo primeiro leitor. E isso acontece em todo lugar, pois para um poeta uma palavra que ele usa em seu poema tem um sentido diferente ao seu significado, já para um advogado ele entende essa palavra de acordo com o conhecimento dele, e assim por diante. Como por exemplo, um poeta usa em seu poema apalavra poço, que para ele vai passar a significar um sentido de vazio ou escuridão, para um advogado esse poço será uma cavidade para a captação de água para o consumo humano. Então diante dessas afirmações que chegamos aos valores positivos e negativos das palavras.

7. Segundo o autor, o vocabulário jurídico divide-se em três tipos: unívocos, equívocos e análogos. Explique cada um desses tipos,...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Lexico e vocabulario
  • Léxico e vocabulário
  • LEXICO E VOCABULARIO JURIDICO
  • Vocabulário
  • lexico
  • Léxico
  • Léxico
  • Léxico

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!