Lâmina nuclear

Páginas: 3 (525 palavras) Publicado: 1 de junho de 2013
Lâmina Nuclear


A lâmina nuclear é uma malha bidimensional, uma rede de filamentos formada por proteínas filamentosas (as laminas nucleares), composto por três tipos de laminas (A, B e C),muito semelhante às proteínas dos filamentos intermediários. Localiza-se subjacente à membrana nuclear interna do envoltório nuclear, fornecendo suporte estrutural para o núcleo.
A lâminanuclear exerce a função de estabilizar o envelope nuclear e apoiar os cromossomos interfásicos. Ao interagir com a cromatina, participa na determinação da organização tridimensional do núcleointerfásico, atua como um sítio de ligação da cromatina que se encontra organizada em grandes alças de DNA. Também exerce o papel na regulação da expressão gênica e duplicação do DNA. Durante a intérfase, osegmento de cromatina se prende á lâmina nuclear mostrando que os cromossomos interfásicos têm uma localização precisa dentro do núcleo.
Os três tipos de lâminas protéicas (A, B e C),pertencentes ao grupo de proteínas dos filamentos intermediários, são responsáveis pela organização, estabilidade e forma do núcleo sendo codificados por 3 genes distintos. As de tipo A e C são sulobilizadas dalâmina nuclear quando o envoltório nuclear é desestruturado ao final da prófase ou pró-matáfase. As do tipo B se dissocia da lâmina, mas pertence associada a vesícula resultante da desestruturação doenvoltório nuclear. Tanto as lâminas do tipo A como as do tipo B recebem um radical isoprenil como modificação pós-traducional. Esse radical atua no destino de componentes para o interior nuclear e naancoragem em membranas. Existe uma proteína integral da membrana interna a qual tem a função de receptor da lâmina B, garantindo a associação da lâmina B com a membrana em reforço ao radicalisoprenil.
Durante a intérfase, a lâmina nuclear é estruturada por laminas do tipo A e B. Estas se ligam fortemente á membrana nuclear interna por meio de um radical isoprenil e pela ligação de um...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • laminas
  • Lâminas
  • lamina
  • Laminas
  • laminas
  • Laminas
  • Laminas
  • Lamina O

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!