kççnk

638 palavras 3 páginas
Xenofobia É o medo, aversão ou a profunda antipatia em relação aos estrangeiros, a desconfiança em relação a pessoas estranhas ao meio daquele que as julga ou que vêm de fora do seu país. A palavra xenofobia é comumente associada a aversão a outras raças e culturas, e também associada à fobia em relação a pessoas ou grupos diferentes, com os quais o indivíduo que apresenta a fobia habitualmente não entra em contato ou evita fazê-lo. A xenofobia pode manifestar-se de várias formas, envolvendo as relações e percepções do endogrupo em relação ao exogrupo, incluindo o medo de perda de identidade, suspeição acerca de suas atividades, agressão e desejo de eliminar a sua presença para assegurar uma suposta pureza.
A xenofobia pode ter como alvo não apenas pessoas de outros países, mas de outras culturas, subculturas, sistemas de crenças ou características físicas. O medo do desconhecido pode ser mascarado no indivíduo como aversão ou ódio, gerando preconceitos.
Atitudes xenofóbicas incluem desde o impedimento à imigração de estrangeiros ou de pessoas pertencentes a diferentes culturas e etnias, consideradas como ameaça, até a defesa do extermínio desses grupos. Por esta razão a xenofobia tende a ser normalmente associada a preconceitos étnicos ou ligados a nacionalidade.

Nazismo
Um dos exemplos que escolhemos para interpretar melhor o conceito de racismo foi o nazismo.
O nazismo e o fascismo foram regimes que apareceram no século XX e alargaram-se a vários países da Europa. Criticavam o Socialismo, a Democracia, e a liberdade. O nazismo levou à perseguição e extermínio em campos de concentração de outros povos, principalmente os Judeus.( Holocausto)
Surgiram devido à grande instabilidade política e social, que faziam a população ansiar por um governo forte que acabasse com a crise económica.
O nazismo está geralmente relacionado com a ideia do terror, morte, desespero, ideias racistas e nacionalistas. Contudo é necessário analisarmos as suas causas e

Relacionados