kutdvbrsvc

572 palavras 3 páginas
O Início do Auto-Atendimento no Mundo
No início dos anos 60, os bancos do Reino Unido estavam sendo pressionados pelo sindicato dos trabalhadores para terem acesso aos serviços bancários durante as horas convencionais de trabalho. Assim que John Shepherd-Barron veio com a ideia inicial de auto-atendimento ATM, foi aceito quase de imediato pelo Banco Barclays.
O primeiro caixa eletrônico foi instalado em uma agência do Banco Barclays em Enfield, em 27 de junho de 1967.
Para o saque eram utilizados cupons impregnados com Carbono 14, que eram retidos nos próprios caixas, o que não tornava totalmente segura essas primeiras retiradas. Foi então inventado o sistema chamado de PIN (Personal Identification Number), patenteado por James Goodfellow.
O Início do Auto-Atendimento Bancário no Brasil
A primeira cidade do Brasil a instalar uma máquina de auto-atendimento foi Marília, inaugurada pelo Banco Bradesco em meados de 1970. Mas a máquina realizava apenas a função de saque.
Em 1983, Curitiba foi a cidade escolhida para o primeiro posto do Banco 24 Horas, foi quando houve a real expansão da utilização dos caixas eletrônicos. Em 2012 o número passou dos 182 mil.

Benefícios dos Caixas Eletrônicos
Além do benefício para o banco de manter um menor custo em relação ao pessoal especializado nas opções oferecidas pelos caixas eletrônicos, os clientes podem utilizar esse serviço no horário que eles quiserem sem precisar enfrentar grandes filas que eram formadas nos bancos e também a segurança de realizar transações e transferências sem precisar manusear fisicamente o dinheiro. Outro benefício são os Bancos 24 localizados tanto em grandes comércios, como em postos de abastecimento e pequenos comércios.
No começo os caixas apenas realizavam funções simples como saque, depósito e algumas outras. E com a popularização dos caixas eletrônicos, funções tais como: liberação de talões de cheques, recarga para celular, aplicações financeiras, empréstimos consignados, entre outras, foram

Relacionados