Kurgala

4127 palavras 17 páginas
[FAZER À MÃO. 1ª parte: 21/09 (p. 9-60); 2ª parte: 26/10 (p. 61-115)]

1. Noções básicas preliminares
Sintagma: Designa dois elementos consecutivos, o determinado (principal) e o determinante (subordinado). A oração normal é o tipo por excelência de sintagma, composta de sujeito (o determinante) e predicado (o determinado). Há os sintagmas suboracionais (quando uma parte da oração é complexa) e os sintagmas superoracionais (quando a oração subordinada funciona como determinante, e a principal como determinado).
Sintagma e sequência: Se os termos consecutivos não apresentarem relação de subordinação, mas de coordenação, teremos não um sintagma, mas uma sequência, esta dividida em suboracional e superacional, sendo a primeira referente a termos coordenados dentro de uma oração e a segunda a orações coordenadas entre si.
Sintagma e análise sintática: Análise sintática é a depreensão e a separação dos sintagmas e sequências que se encontram em cada nível sintagmático.
Que é análise sintática? É a decomposição dos sintagmas de uma frase, isto é, o exame de sua estrutura, dividindo o período nas orações que o compõem e cada oração em seus termos constituintes.
Finalidade da análise sintática: Tornar perceptível a relação entre os membros da frase e como elemento de verificação da boa construção de uma frase, o que permite a racionalização da pontuação.
Frase, oração, período: Frase é a unidade de comunicação entre falante e ouvinte, ou ainda, entre escritor e leitor, podendo apresentar-se sob diversas formas, desde enunciados monossilábicos até enunciados mais complexos. Oração é um tipo de frase em que se encontra uma estrutura formada por sujeito e predicado, construída ao redor de um verbo (este, indispensável). Período é todo enunciado de sentido pleno, constituído de um ou mais orações e marcado por pausa bem definida.
Período simples e período composto: O período simples é formado por apenas uma oração (chamada de absoluta) e o período composto é formado

Relacionados

  • O Espadachim de Carvao Affonso Solano
    74254 palavras | 298 páginas