Kumprinski

719 palavras 3 páginas
Trabalho de História da Comunicação
Professor: Carlos Roberto da Costa
Aluno: João Paulo Martins Ferreira
Turma : Jornalismo D
Tema: Resenha de ¨Recordações do Escrivão Isaías - Lima Barreto¨

Memórias de um mulato pré-moderno.

O romance de estreia lançado por Lima Barreto possui um viés autobiográfico. Narrado em primeira pessoa e relatado no formato de memórias do autor ,o livro possui uma primeira parte que retrata com uma perspicácia analítica muito intensa a situação dos negros e mulatos no Brasil, que havia praticamente acabado de abolir a escravidão. As angústias do autor, os medos, as insatisfações e todo preconceito racial que havia sofrido em sua vida por ser mulato, apesar de muito culto e bem articulado. O segundo núcleo do enredo da obra fica por conta do relato do autor sobre a imprensa da época. As acusações de corrupção, hipocrisia, tirania e injustiça cometidas por parte da imprensa são focos da narrativa de Lima Barreto, que teve o contato com diversas redações ( sendo expulso de algumas delas) e inúmeras repartições públicas.
O enredo da história se dá com o nascimento do menino Isaías de um romance entre a sua mãe que era negra e seu pai, que era branco. Sua professora via no menino mulato uma genialidade muito grande e não perdeu tempo em motivá-lo a se mudar para o Rio de Janeiro. A promessa era de que o menino procurasse Castro, um deputado que lhe arrumasse um trabalho para financiar seu curso de medicina. Isto não aconteceu.
O tempo passava, e o menino se dava conta cada vez mais do preconceito social que sofria pelo fato de ser mulato. A miséria o perseguia e aumentava cada vez mais nos seus longos dias. Então Isaías encontra o jornalista Gregorovich Rostoloff, que lhe aconselha a procurar um emprego na redação do jornal O Globo. O emprego que o menino mulato havia conseguido era o de office-boy na redação do jornal. Nota-se, nesta passagem do livro, a crítica severa do autor aos jornalistas da época que, num tom de

Relacionados