Ksodifjodsfjfoasjadap

574 palavras 3 páginas
Dissecação de um coração de um mamífero e as suas estruturas

Introdução Teórica

Objectivo desta actividade experimental é observar o interior de um coração e identificar as diferentes partes (aurículas, ventrículos do respetivo. Com esta experiência pretendemos analisar a estrutura do coração e a circulação sanguinea.
Existem dois tipos de sistemas circulatórios: * Abertos ( fluido circulante que nem sempre circula no interior de vasos sanguineos)Ex: Insetos * Fechados ( denomina-se de sangue e nunca abandona os vasos sanguineos)Ex: Mamíferos

Os sistemas circulatórios fechados podem ser classificados em: * Simples: no decurso de uma circulação completa o sangue passa uma só vez no coração (ex: Peixes) * Dupla,que se divide em dois tipos:
- Completa: O coração tem quatro cavidades: duas auriculas e dois ventrículos, não havendo misturas de sangues no coração.
Ex: Mamíferos
- Incompleta: Ocorre a mistura de sangues no ventrículo. Ex: Anfíbios
A existência de uma circulação dupla (incompleta) permite que o sangue circule sob maior pressão ao nivel dos tecidos e como tal ocorre uma melhor oxigenação.
A existência de uma circulação dupla (completa) permite uma maior eficácia de oxigenação uma vez que não há mistura de sangues.

Objetivos

Observar o interior do coração e identificar as diferentes partes (aurículas e ventrículos) , relacionando também com o sistema circulatório dos animais.

Material
- Coração de um mamífero;
- Tesoura;
- Sonda Canelada;
- Bisturi;
- Tabuleiro de dissecação;
- Luvas;

Procedimento
Morfologia Externa: 1. Observou-se e localizou-se no coração a fase ventral, que é abaulada, e a face dorsal, que é achatada, mas também as artérias do coração (artérias coronárias) e o sulco oblíquo (linha limite exterior que separa os ventrículos); 2. Reparou-se que as aurículas são achatadas e os ventrículos formam a

Relacionados