ksjksdhik

6898 palavras 28 páginas
Enlrc o l'isíl'cl c o illviyíl'cl

ENTRE O VIsíVEL E O INVISÍVEL: REFLEXÕES ACERCA DE UM,
ADMIRÁVEL MUNDO NOVO I
BETWEEN THE VISlBLE ANO JNSIVlBLE: REFLECTION ABOUT BRA VE NEW WORLO

Altíno José MARTINS FILH02

RESUMO: o presente artigo constitui-se numa análise reflexiva sobre a obra literária de Aldous Huxley (1930), com o intuito de investigar as apostas, construídas historicamente, em relação à ciência e à tecnologia. O objetivo não é apenas de oferecer um em tomo, mas de ter a possibilidade de captar o diálogo entre as idéias defendidas pelo autor e o nosso contexto social/educacional nos dias atuais.
PALA VRAS-CHA VES: trabalho; tecnologia; ficção; educação; utopia.

INTRODUÇÃO
En1 un1a expenencia educacional verdadeiram.ente con1partilhada, as escolhas e decisões precisam ser feitas COHl o maior consenso possível e com um profundo respeito por uma pluralidade de idéias e perspectivas (SERGIO
SPAGGIORI).

A questão do controle vem ganhando espaço nas sociedades contenLporâneas por meio de mecanismos sofisticados de vigilância, que prOil'10VerTI invasões à privacidade, conlO nos recentes episódios televisivos no estilo reality shows e nos crescentes e sofisticados sisternas de vigilância, contendo câmaras ocultas de registro de imagens e sons.
Como conseqüência desses instrumentos controladores, estanlOS diante da banalização do cotidiano, em que o controle e a intimidade passam a fazer parte de uma rotina corno uma questão natural e rapidanlente são assimilados pelas instituições sociais.

O título do livro, originalmente escrito, Brave New World, foi retirado de um trecho de uma peça de William Shakespeare, The Tempest (1911). O trecho refere-se à cena em que Miranda vê os príncipes de Nápoles desembarcarem de um navio naufragado e exclama: "Esplêndida humanidade, maravilhoso Inundo novo, quem pode nutrir seres tão perfeitos?" (RAMONET, 1911).
1

Membro do Núcleo de Estudos e Pesquisas da Educação de O a 6 anos

Relacionados