ksdjrmnb[

284 palavras 2 páginas
Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Rondônia “Campus Cacoal”
Aluno: Diego Frasson
Professora: Vera Lucia Lopes Silveira
Disciplina: Língua Portuguesa e Literatura Brasileira
Atividade:
Escrever uma resenha sobre o filme abordando a análise do discurso e a construção da argumentação O Julgamento
O filme “Doze homens e uma sentença”, mostra o julgamento de uma pessoa, que segundo os fatos teria assassinado seu pai.
Segundo a análise sobre o discurso das personagens notam-se sempre aspectos de preconceito por parte de algumas personagens. Mas mostra que com o preconceito também tem os honestos. No discurso mostra aspectos atuais da sociedade brasileira, ou seja, classificar as pessoas de acordo com o lugar em que nascem ou pelo trabalho que fazem. Mas mostra o que menos existe, o homem que sabe se por no lugar do outro e protegê-lo.
Os argumentos utilizados para incriminar foram à mulher dizer que viu o menino assassinar o próprio pai, o velho ver o menino correndo. Mas na sala do júri conseguiram quebrar cada fato. Para construir suas teses, aquelas pessoas necessitavam tem um conhecimento prévio sobre cada aspecto apresentado, como interpretação física da velocidade do trem e do deslocamento de um velho. Teria que ter experiência de vida para entender um velho e saber que a mulher usava óculos.
Os argumentos giravam através do culpado ou inocente. Mas os fatos quebrados mostraram que sempre tem o outro lado da história, e que nem tudo que parece é. Esse filme mostra como se comportar em sociedade e aprender a julgar as pessoas de acordo com o que eles são e não pelo que aparenta ser.

Relacionados