kosdkofsokfosdf

392 palavras 2 páginas
Hoje em dia o meio de transporte mais comum no mundo é o automóvel, que por sua vez é equipado com um sistema de diferencial que possibilita ao veiculo fazer uma curva com mais facilidade. Mesmo estando presente em todos os veículos, muitas pessoas não sabem da existência e importância deste mecanismo e as que sabem da existência tão pouco compreendem sobre o seu funcionamento. Com isso, procuramos embasar teoricamente o conceito e o real funcionamento deste componente, e compreender o porquê de sua importância. Apesar de ser um componente de atividade relativamente simples, nos mostra uma eficiência excelente, sempre auxiliando os veículos nas curvas, para que não perca a estabilidade e aderência em relação ao solo em uma das rodas durante uma determinada curva. E para compreendermos como o diferencial realmente funciona e sua definição sera abordado primeiramente o que ele é, e do que ele é composto demonstrando cada um dos componentes e como eles atuam.
Com a invenção dos meios de transporte automotivos nos permitiu transportar pesos maiores que os nossos, porém como nem toda invenção é perfeita logo foi notado um problema, se caso as rodas motrizes girassem na mesma velocidade, o veiculo perderia estabilidade nas curvas, pelo fato das rodas serem dependente uma da outra, a roda interna da curva a ser realizada derraparia enquanto a externa rodaria, o que submeteria o eixo a grandes esforços de torção.

Surge então o componente que solucionaria esse problema: o diferencial, como o próprio nome diz a principal função dele seria diferenciar a velocidade das rodas ao realizar uma curva de acordo com a necessidade de cada uma. Com isso as rodas passam a ser independente, ou seja, uma roda não influenciaria na outra. Curva, uma ação dificil de ser realizada se não houvesse o sitema de diferencial no veículo. Sistema que não pode ser confundido com o sistemas de diferencial mecânicos usados para resolver equações diferencias, mais sim, como um dispositivo situado

Relacionados