knlk

535 palavras 3 páginas
Objetivo Geral: Demonstrar por meio de experimentos que a segunda lei de Newton que descreve o comportamento de corpos em movimento, se aplica no sistema utilizado e verificar se a segunda lei de Newton e a cinemática são compatíveis. Este experimento foi feito com o intuito de observar a causa o movimento.

1.2. Objetivo Específico: A segunda lei de Newton é muito conhecida como princípio fundamental da dinâmica e afirma que a força é o produto da massa com a aceleração. Sendo assim em nosso experimento foi utilizado o sistema “trilho de ar”, um volante e um bloco preso a este volante com o intuito de gerar uma força que o acelerasse. O experimento consiste em abandonar o bloco e medir o tempo levado pelo carrinho para percorrer a distância de 79 cm sobre a mesa.

2. INTRODUÇÃO

A segunda lei de Newton, também conhecida como princípio fundamental da dinâmica, afirma que a mudança de movimento é proporcional à força motora aplicada, e é produzida na direção de linha reta na qual aquela força é aplicada. Afirma também que a força em uma partícula é igual a razão do tempo de mudança do seu momento linear em um sistema de referência inercial:
Esta lei conforme acima apresentada tem validade geral, contudo, para sistemas onde a massa é uma constante, esta grandeza pode ser retirada da derivada, o que resulta na conhecida expressão muito difundida no ensino médio.

Onde é a força resultante aplicada, m é a massa (constante) do corpo e é a aceleração do corpo. A força resultante aplicada a um corpo produz uma aceleração a ela diretamente proporcional.

Força resultante deve ser a soma vetorial de todas as forças que atuam sobre um corpo. Apenas as forças que atuam sobre esse corpo devem ser incluídas na soma vetorial, não as forças que agem sobre outros corpos envolvidos na mesma situação. Por exemplo, se você disputa uma bola com vários adversários em um jogo de futebol, a força resultante que age sobre você é a soma vetorial de todos os puxões e

Relacionados

  • Gestao
    984 palavras | 4 páginas