Knjkl

2301 palavras 10 páginas
Faculdade Integrada Tiradentes - FITS

Psicologia Jurídica
Unidade I

Profª Nielky Nóbrega

Maceió - Al Fevereiro 2013

Perspectivas teóricas em Psicologia

Proposta:
1. 2. 3.

Abordagens psicodinâmicas; Abordagem comportamental; Abordagem cognitiva.

Perspectivas teóricas em Psicologia


As teorias em Psicologia são apresentadas sem preocupação com a sequência histórica que marcou seu desenvolvimento e, também, sem a intenção de esgotar a variedade de abordagens teóricas. As teorias auxiliam na compreensão e entendimento que cerca o tão complexo e fascinante: comportamento humano.



ABORDAGEM PSICODINÂMICA

Perspectivas teóricas em Psicologia
Abordagens Psicodinâmicas


As linhas de pensamento teórico chamam a atenção para os mecanismos intrapsíquicos, a relação entre o consciente e o inconsciente, impulsionando o comportamento humano.



Contribuições marcantes: Freud, Jung, Adler, Winnicott e outros.

Perspectivas teóricas em Psicologia
Sigmund Freud
 






Conceito de inconsciente; A maior parte dos processos mentais é absolutamente inconsciente; Para o inconsciente não existe o conceito de tempo, de certo e errado e não há contradição; Ato falho; Aparelho psiquíco: id, ego e superego.

Perspectivas teóricas em Psicologia
Id ou isso




A parte mais primitiva e menos acessível da personalidade, constituída de conteúdos inconscientes, inatos ou adquiridos, que buscam a contínua gratificação. O id não conhece juízo de valor, busca sempre a satisfação imediata; atua de acordo com o princípio do prazer e a ele não se aplicam as leis lógicas do pensamento.

Perspectivas teóricas em Psicologia
Ego ou eu






Responsável pelo contato do psiquismo com a realidade externa, contém elementos conscientes e inconscientes. O ego atua de acordo com o princípio da realidade, por meio do pensamento realista. O ego não existe sem o id e o superego. Papel de estrategista.

Perspectivas

Relacionados