kmdks

448 palavras 2 páginas
Trabalho de Introdução a História da Filosofia

Fanatismo Nazista: Origens e Consequências

Introdução
Falar do Nazismo talvez seja redundar sobre questões e fatos que já foram exaustivamente abordados e documentados tanto em caráter literário quanto cinematográfico. Mesmo assim, por ser um acontecimento ainda contemporâneo sempre podem surgir fatos inéditos que ajudam a compreender melhor a complexidade deste período, ainda que esses fatos não contenham nada que altere historicamente o acontecimento em si.
Embora esse trabalho tenha o objetivo de abordar o Nazismo em seu caráter ideológico e filosófico, é quase impossível dissociá-lo dos detalhes de seu caráter histórico e de sua principal consequência para a humanidade: a Segunda Guerra Mundial.

Fatores Históricos
“As primeiras, originais, e verdadeiramente naturais fronteiras dos estados são, sem qualquer sombra de dúvida, as suas fronteiras interiores. Aqueles que partilham do mesmo idioma estão ligados uns aos outros por um conjunto de laços invisíveis da própria natureza, muito antes de a arte humana ter tido início; entendem-se entre eles e têm o poder de continuarem a fazerem-se entender de forma cada vez mais clara; pertencem uns aos outros, e são, por natureza, um todo inseparável.”
Johann Gottlieb Fichte.
A Unificação Alemã
Em oito de janeiro de 1871, Guilherme da Prússia foi coroado Kaiser do Império Alemão na sala dos espelhos em pleno Palácio de Versalhes após a capitulação da França na Guerra Franco-Prussiana. Entre outros, tal fato marca o início da Alemanha como um Estado-nação e altera profundamente o equilíbrio de poder estabelecido anteriormente pelo Congresso de Viena na Europa. Esta unificação teve como fatores principais o nacionalismo alemão, exarcebado nos antigos Estados independentes durante o período das ocupações napoleônicas, questões culturais como a língua em comum e questões econômicas como a aliança aduaneira ou Zollverein. A derrota da França marca o inicio do

Relacionados

  • kmdk
    1472 palavras | 6 páginas
  • estacas raiz
    24780 palavras | 100 páginas