klkçllç

1578 palavras 7 páginas
Grécia Cultura e Curiosidades
Vida Noturna Grega e Música http://www.guiagrecia.com.br/vidanoturna.htm A vida noturna nas principais cidades e ilhas gregas é extremamente movimentada. Faz parte da cultura do povo grego a paixão pela música, pela dança e pela diversão. Não importa o dia da semana, é raro um grego de qualquer idade ficar em casa à noite, especialmente no verão. As cafeterias e tavernas são lotadas; os barzinhos muito animados. As grandes casas de espetáculos musicais são chamadas carinhosamente de Buzukia, em homenagem ao Buzuki, instrumento musical típico da música grega.

Os shows começam tarde, por volta das 23 horas, mesmo em uma segunda-feira. Raramente se sai de uma Buzukia antes das 5 da manhã. Nos finais de semana do verão, é comum a casa fechar depois das 7 da manhã, com muitas pessoas indo direto tomar banho de mar, logo em frente. Os shows na época do calor, em sua maioria, são realizados à céu aberto, com a lua e as estrelas fazendo parte do cenário. As produções são muito ricas, com ares que lembram a Broadway; a animação do público é uma emoção à parte. A tradicional quebra de pratos ( hoje proibida na maioria dos lugares ) foi substituída pela maravilhosa guerra de flores. Cestas de pétalas são vendidas nas mesas e a maneira com que as flores são jogadas uns nos outros podem ter o significado apenas de alegria e amizade como podem sinalizar uma paquera, especialmente se a flor lhe é atirada de volta. Quando as músicas dançantes começam, as pessoas parecem enlouquecer. Ao tocar um Tsiftetéli as mulheres sobem em cima das mesas para dançar o ritmo do rock com entonação de música árabe; se a música é o Zebékiko são os homens que invadem o palco para dançarem, sem parceiras, a antiga música dos presídios e dos bêbados. Homens e mulheres que dançam são ovacionados com uma chuva de pétalas de flores.
A música é uma das marcas registradas do espírito do povo grego. A própria palavra música é de origem grega, relacionanada com

Relacionados