klklmlkmklmkmklmmmmmmmmmmmmlkkm

302 palavras 2 páginas
DESINTEGRAÇÃO RADIATIVA
Quando ocorre a desintegração, os núcleos liberam radiação em forma de partículas alfa (α), beta (β) e raios gama (γ).
Meia vida
O tempo de meia vida de um elemento radioisótopo é o tempo necessário para que se desintegre a metade de sua massa, que pode ocorrer em segundos ou em bilhões de anos, dependendo do grau de intensidade do radioisótopo. Ou seja, se tivermos 200 g de massa de um elemento radioativo, cujo tempo de meia vida é de 10 anos, após esses 10 anos o elemento terá 100 g de massa.
Transmutação nuclear
A transmutação nuclear consiste na transformação de um elemento em outro causada pelo bombardeio do núcleo por uma partícula. Rutherford constatou em 1914 que o nitrogênio 14 posto a presença de um emissor de partículas a era transformado em oxigênio 17;
7N14 + 2a4 >>> 8O17 + 1p1
Hoje em dia bombardeamento dos núcleos atômicos é atualmente realizado com partículas de alta energia proveniente de aceleradores de partículas.
Aplicação da radioatividade Na medicina: diagnóstico RX, no câncer radioterapia.Produção de energia: Usina nuclear.Na agricultura: conservação dos alimentos.
Datação do Carbono 14
O carbono 14 é formado a partir da colisão entre raios cósmicos e o nitrogênio 14, encontrando na atmosfera terrestre. Esse isótopo do carbono liga-se facilmente com o oxigênio, formando o gás carbônico (14CO2), que é absorvido pelas plantas. Quando um ser vivo morre, a quantidade de carbono 14 diminui, o que implica em um decaimento radioativo. O tempo de meia vida do carbono 14 (14C) é de 5730 anos. Isto significa que se um organismo morreu há 5730 anos terá a metade do conteúdo de 14C. Quanto menor é a quantidade de carbono 14 encontrada na amostra mais antiga ela é.

Relacionados