klklklklklklklklklklklklklk

403 palavras 2 páginas
Sistema Nervoso e os Órgãos dos Sentidos.
Os órgãos dos sentidos são aqueles que recolhem informações do meio ambiente e encaminham estes estímulos ao cérebro pelos seus nervos correspondentes. É através dos órgãos dos sentidos que o homem explora melhor o meio ambiente e as relações com seus semelhantes.
Os sentidos são: visão, paladar ou gustação, tato, olfato e audição.
Para a captação de cada sentido existe um órgão correspondente:
Visão: olhos;
Paladar: língua;
Tato: pele;
Olfato: nariz;
Audição: ouvidos.

Em cada um desses órgãos existem partes que têm as denominações seguintes:
· Receptor externo: Colhe as impressões sensitivas na periferia do organismo;
· Transmissor: são fibras nervosas cuja finalidade é conduzir as impressões periféricas colhidas;
· Receptor interno: região do cérebro que transforma as impressões colhidas pelo receptor externo em sensações.

Sentido da Visão
O sentido da visão nos permite perceber as impressões luminosas decorrentes dos feixes luminosos que se refletiram em um objeto ou foram emitidos por este.

Partes do Olho
O olho é formado por 3 membranas envolventes (esclerótica, coróide e retina) e por alguns meios transparentes (córnea, humor aquoso, cristalino e humor vítreo).
Esclerótica: é a membrana mais externa do olho. Por ser resistente, protege e dá forma ao olho. Na parte anterior, a esclerótica é abaulada e transparente, permitindo a entrada dos raios luminosos. Esta parte anterior chama-se córnea (branco do olho).
Coróide: membrana logo abaixo da esclerótica, rica em vasos sanguíneos que nutrem as células do olho. No centro de sua parte anterior a coróide tem um orifício denominado pupila ou menina dos olhos. Envolvendo este orifício encontramos um disco colorido chamado íris.
Retina: membrana interna do olho onde encontramos células especializadas em captar estímulos luminosos. Na retina temos uma mancha amarela ou mácula lútea, que é o local onde incide a imagem em um olho

Relacionados