kljlkjasdf

573 palavras 3 páginas
AR E SAÚDE
O ar das grandes cidades é muito poluído. Está cheio de gases tóxicos e de fuligem. Geralmente, em regiões de praia e de florestas, não existe poluição, ou seja, o ar é puro. Esta poluição que acontece provoca sério danos à saúde. Algumas doenças são transmitidas através de microorganismos que estão no ar. Vírus e bactérias, que são microorganismos transmitem doenças através do ar.
Devemos ter alguns cuidados básicos para evitar contaminações:- lavar sempre copos, talheres e toalhas antes de usá-los;- lavar sempre bem as mãos;- tomar vacinas.
Bactérias
As bactérias podem transmitir doenças através do ar, como a tuberculose e a meningite. Há também a pneumonia, difteria e coqueluche.
A tuberculose é provocada pelo bacilo de Koch, que ataca o ser humano e também outros animais. É contagiosa e pode se manifestar em vários órgãos do corpo. A mais comum é a tuberculose pulmonar. O bacilo passa de pessoa para pessoa através da tosse, que vai para o ar e contamina outra pessoa. Ou também pelo contato com roupas, talheres e outros objetos contaminados, por isso a pessoa infectada deve usar tudo separado e bem esterilizado.Seus sintomas só são percebidos meses depois da instalação da bactéria no organismo. É muito confundido com mal-estar. Ou um simples resfriado. Com o avanço da doença, iniciam-se as tosses com catarro, febre, palidez, falta de apetite, emagrecimento e conseqüentemente fraqueza geral.Se não for tratada, pode causar lesões nos pulmões (no caso da tuberculose pulmonar) até a sua completa destruição. Esta doença pode ser curada. Por meio de radiografias, é possível detectar a doença. A prevenção é feita através da vacina BCG.
A meningite meningocócica é uma doença que ataca as meninges, que são membranas que protegem o sistema nervoso central. É causado pela bactéria Neisseria meningitidis. Seus sintomas são dor de cabeça muito forte, febre, vômitos e dor na nuca.Deve ser combatida logo no seu estágio inicial. A pessoa que contai esta

Relacionados