kljdwfiuhelwruif

1307 palavras 6 páginas
UniVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ
CENTRO DE TECNOLOGIA
CURSO DE ENGENHARIA ELÉTRICA álvaro jorge de melo júnior eNGENHARIA ELÉTRICA – TURMA 09A
MATRÍCULA: 356231
Professor: Samuel
PRÁTICA 11: Voltímetro e amperímetro
Fortaleza
2013 sumário TOC \o "1-3" \h \z \u 1OBJETIVOS3
2MATERIAL33INTRODUÇÃO TEÓRICA44PROCEDIMENTO75QUESTIONÁRIO9
6CONCLUSÃO107BIBLIOGRAFIA11
OBJETIVOS
A décima prática da disciplina Física Experimental para Engenharia tem como objetivo conhecer e utilizar as funções do voltímetro e amperímetro de um multímetro digital, montar e verificar como funciona um divisor de tensão e estudar como se modifica a corrente em um circuito quando varia a voltagem ou a resistência.
MaTERIAis
Os materiais utilizados nesta prática foram:
Fonte de tensão regulável;
Placa de circuito impresso;
Resistores (Rx e tábua com 5 resistores iguais em série);
Potenciômetro (10 kΩ);
Multímetro digital (dois);
Garras jacaré (duas);
Cabos (cinco).
INTRODUÇÃO TEÓRICA
Nesta prática utilizamos o multímetro digital da marca H.G.L, modelo CE 2000N, que tem opções de medir tensões contínuas e alternadas.
O voltímetro é o aparelho utilizado para medir a diferença de potencial entre dois pontos; por esse motivo deve ser ligado sempre em paralelo com o trecho do circuito do qual se deseja obter a tensão elétrica. Para não atrapalhar o circuito, sua resistência interna deve ser muito alta, a maior possível. Se sua resistência interna for muito alta, comparada às resistências do circuito, consideramos o aparelho como sendo ideal.

Tensão elétrica, também conhecida como diferença de potencial (DDP) ou voltagem, é a diferença de potencial elétrico entre dois. Sua unidade de medida é o volt ou em joules por coulomb. A diferença de potencial é igual ao trabalho que deve ser feito, por unidade de carga contra um campo elétrico para se movimentar uma carga qualquer.
O Amperímetro é o aparelho utilizado para medir a intensidade de corrente elétrica que passa por um

Relacionados