Klajkdandksnk

434 palavras 2 páginas
A evolução da escrita na criança

A evolução da escrita na criança á muito importante para Vygotsky, pois existem dois motivos, que são: as ideias desse tema são contemporâneas e surpreendentes, mesmo que a produção tem aproximadamente 60 anos.

O segundo motivo é que sua concepção sobre a escrita está associada a questões centrais de sua teoria. Então, é muito justificável que a língua escrita seja objeto de nossa atenção na revisão sobre concepções a respeito de desenvolvimento e aprendizado.

Para Vygotsky a genética da escrita se inicia muito antes da entrada da criança na escola e se estende por muitos anos. Ou seja, para poder estudar a evolução da escrita na criança é necessário estudar a pré-história da linguagem escrita.

A principal condição para que uma criança possa compreender o funcionamento da linguagem escrita é que ela descubra que a língua escrita é um sistema de signos que não tem significados entre si. Os signos tem como função instrumental, funciona como suporte para a memória e a transmissão de ideias e conceitos.

Do grupo de pesquisadores de Vygotsky, Luria foi seu colaborador que fez um estudo experimental sobre o desenvolvimento da escrita. Ele solicitou a crianças que não sabiam ler e escrever, que memorizassem uma série de sentenças faladas por ele. Luria percebeu que as crianças no início imitavam o formato da escrita do adulto, produzindo rabiscos mecânicos, sem nenhuma relação com os conteúdos representados. Então a criança não era capaz de utilizar sua produção de escrita como suporte para a recuperação da informação a ser lembrada.

Exemplos de produção escrita de crianças não alfabetizadas:
- “Rabiscos mecânicos”: imitação do formato da escrita do adulto;
- “Marcas topográficas”: distribuição dos registros no espaço do papel;
- “Representações pictográficas: desenhos estilizados usados como forma de escrita”.

Para a criança que vive numa cultura letrada, e será submetida a processos de alfabetização, o

Relacionados