kkçll

597 palavras 3 páginas
UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE INSTITUTO DE LETRAS E ARTES (ILA) DISCIPLINA: PRODUÇÃO TEXTO

Análise do Discurso e suas Relações com o Materialismo Histórico e Dialético.

Na noite do dia 11 de março de 2013, tivemos a imensa honra de presenciar o 1° Seminário Nacional de Estudos Discursivo (SNED), o qual seu tem central foi, Discursos em rede, Pontos e Contrapontos.
Seminário este, organizado por o Grupo de Estudos de Análise do Discurso (GEAD), que nos concedeu a sublime oportunidade de conhecer a professora, Doutora Ana Zandwais, vinda da Universidade Federal do Rio grande do Sul (UFRGS). A professora Zandwais, nos trouxe como tema de discurso, o projeto de sua tese. A pesquisa em Analise do Discurso e suas relações com o Materialismo Histórico e Dialético. No século XX, surgiu a Analise de Discurso na França (ADF). A ADF tinha por objetivo analisar um texto, buscando sua forma mais densa. Seu fundador Michel Pêcheux, filosofo Frances, foi quem forneceu uma base teórica-metodologica para o desenvolvimento. A Analise do Discurso, não era uma preocupação apenas de lingüistas, ma também de historiadores, psicólogos e filósofos como Pêcheux. O que propiciou uma base interdisciplinar entre estas áreas. No processo de constituição da AD, três fases fundamentais, foram elaboradas por Michel Pêcheux.
A primeira fase trouxe a noção de maquinaria discursiva estrutural. Neste momento Pêcheux faz uma releitura de Saussure e coloca a langue como objeto de estudos lingüísticos. Ele exclui a fala e afirma que á uma posição entre língua e fala. Acreditando poder descrevê-la com suas próprias palavras, ele diz: “A língua deixa de ser compreendida com a função de exprimir sentido, ela se torna um objeto do qual uma ciência pode descrever o funcionamento”. (Pêcheux,

Relacionados