kknnn

580 palavras 3 páginas
CONFIABILISMO
Confiabilismo é uma teoria que propõe que uma crença justificada pode ser considerada conhecimento quando é derivada de um método confiável. Assim as fontes das crenças são responsáveis pela justificação das mesmas crenças, de modo que estas fontes conduzem a verdade. Pode ocorrer que uma crença seja formada por um processo confiável, ainda que o agente não saiba dos fatores que dão confiabilidade à crença.
Pode­se utilizar a palavra confiável com várias acepções. A primeira poderia ser confiável tomado como um método apropriado. Assim, este método seguido rigorosamente não levaria o sujeito a ter crença falsa. A grande questão é saber se existe tal método que seja infalível para conhecimento.
Alguém poderia querer amenizar o primeiro sentido em que foi usada a palavra confiável para o sentido em linhas gerais. O problema aqui seria que estaríamos abrindo um precedente ao cético, já que ele nos questionaria como poderíamos basear nossa crença em um método que já falhou alguma vez.

JUSTIFICAÇÃO COMPLETA E CONFIABILISMO

Estar pessoalmente justificado em aceitar que outro diz, alguém deve aceitar que a pessoa é confiável, senão, o cético pode vencer o jogo da justificação por afirmar que informantes as vezes não são confiáveis, ou mais diretamente, que o informante de quem eu recebi a informação não é um informante confiável. Assim, estar pessoalmente justificado, devo aceitar que o informante é confiável. Desde que seja falso, entretanto, não estarei justificado em aceitar que MEU informante chegou antes da hóstia na base do meu sistema verífico, que é o resto de meu sistema de aceitação quando todos os erros são excluídos. Não estarei verificamente justificado, e assim não estarei completamente justificado. Daí, a teoria oferecida acima incorpora a

Relacionados