kkklll

1419 palavras 6 páginas
UFG/CS

PROCESSO SELETIVO/2014-1

REDAÇÃO-LETRAS-LIBRAS

REDAÇÃO
Instruções
Você deve desenvolver um dos gêneros oferecidos nas propostas de construção textual. O tema é único para os três gêneros e deve ser desenvolvido segundo a proposta escolhida. O texto deve ser redigido em prosa. A fuga do tema ou cópia da coletânea anula a redação. A leitura da coletânea é obrigatória. Ao utilizá-la, você não deve copiar trechos ou frases. Quando for necessário, a transcrição deve estar a serviço do seu texto. Independentemente do gênero escolhido, o seu texto NÃO deve ser assinado.
Tema

A importância da família e dos amigos no desenvolvimento da pessoa surda
Coletânea
1.

Disponível em: . Acesso em: 31 out. 2013.

2. “O surdo é um estrangeiro em seu próprio país”, diz interprete de Libras
Segundo dados do IBGE, o Brasil possui aproximadamente 10 milhões de pessoas com deficiência auditiva, sendo que cerca de 170 mil são totalmente incapazes de ouvir. Esse número é bastante significativo. Mas será que as empresas de frequência social como um todo estão preparadas para atender o deficiente auditivo?
Intérprete de Libras – Língua Brasileira de Sinais, T. C. acompanha de perto os desafios e as conquistas deste universo. Além de estar ao lado de alguns alunos deficientes auditivos nas escolas, a pedagoga é casada há
33 anos com um deficiente auditivo e tem também um neto de 12 anos que nasceu com a deficiência. Com im plante coclear, o neto Gabriel leva uma vida totalmente normal. “Ele está no 7° ano escolar com bom desempe nho, acompanha normalmente junto com os outros colegas, é uma vida natural”, comenta ela. Porém, esta não é a realidade de todos que nascem com a deficiência.
Para se comunicar, o deficiente auditivo usa a língua de sinais, ou seja, a Libras, e, apesar de quase todos se rem alfabetizados, a comunicação por meio da segunda língua brasileira ainda é dificultada. “Costumo dizer que o surdo é um estrangeiro em seu próprio país.

Relacionados