kkkkjkj

1221 palavras 5 páginas
1.Objetivo

Reconhecer as condições nas quais podemos afirmar que um movimento é uniforme.
Tabelar as posições de um móvel em função do tempo.
Montar um gráfico que represente este movimento
Equacionar o movimento

2.Teoria
Movimento Uniforme
Um dos objetivos da física é estudar o movimento uniforme: Quando a velocidade de uma partícula é constante, podemos dizer que há movimento uniforme. Isso quer dizer que o objeto móvel percorre distâncias iguais para intervalos de tempos iguais.

2.1 Referencial
É uma referência para indicar se o ponto está em movimento ou em repouso. O referencial utilizado será o de um sistema rigidamente ligado à terra. É qualquer corpo escolhido como uma referência em relação a outro.
É importante saber também que a forma da trajetória que um corpo descreverá depende do referencial que se adotou.
Exemplo:

Neste exemplo, consideraremos o trem partindo para uma próxima estação. A lâmpada presa ao teto do trem em relação ao observador (que se encontra na plataforma e o assiste) está em movimento. Mas, se o observador agora for o passageiro desse trem, a lâmpada em relação a ele estará em repouso.

2.2 Posição ou espaço(S)
Significa a posição de um objeto em certo instante em relação a um determinado referencial.
Por exemplo: O número de sua casa indica a localização dela na sua rua para o referencial no início de rua.
A posição de um corpo pode ser definida através das coordenadas cartesianas (x, y, z) em um conjunto de eixos cartesianos x, y, z. Figura 1.

Figura 1.

Obs.: Quando se dispara o cronômetro (t=0), o móvel ocupa uma determinada posição. Posição que pode ser positiva (quando o móvel está à direita da origem), negativa (quando o móvel está à a esquerda da origem), ou pode ser nula (quando o móvel está na origem) e é chamada de posição inicial do móvel (So).

2.3 Deslocamento escalar (∆S)
Primeiramente, deve-se definir o que é espaço, que sempre será

Relacionados