kkkjkk

861 palavras 4 páginas
Fundação Centro de Ciências e Educação Superior a Distância do Estado do Rio de Janeiro
Centro de Educação Superior a Distância do Estado do Rio de Janeiro

2ª AVALIAÇÃO A DISTÂNCIA – AD2
Período - 2014/1º
Disciplina: Turismo e Sociedade
Coordenadoras: Andreia P. de Macedo e Teresa Cristina de Miranda Mendonça

Aluno (a): Sabrina de Souza Santos Matrícula: 14117130117

Questão 01 (Aulas 12 e 13) - Discorra sobre a emergência do lazer como um valor social destacando: a) as principais definições do lazer e o entendimento deste fenômeno nos dias atuais; b) a contribuição das lutas trabalhistas para a regulamentação do chamado “tempo livre” (tempo liberado das atividades ditas “obrigatórias”, no qual se inscreve o lazer). Mínimo de 15 linhas. (Valor 4,0 pontos)

Resposta: A teoria sobre o lazer elaborada por DUMAZEDIER foi construída a partir de pesquisas com vários grupos da sociedade civil e partiu do referencial teórico fornecido pela sociologia. Desse referencial, podemos reunir quatro definições de lazer existente no referido campo de estudo.
Definição1: O lazer não é uma categoria definida de comportamento social e sim um estilo de comportamento, podendo ser encontrado em qualquer atividade. Assim, mesmo no trabalho profissional, podemos encontrar comportamento de lazer.
Definição2: Situa o lazer com respeito ao trabalho profissional em oposição a este último. Neste caso, o lazer é resumido ao não-trabalho e possui adeptos, sobretudo, entre os economistas.
Definição3: Exclui do lazer as obrigações domésticas e familiares, mas coloca como possibilidade de lazer as atividades sociopolíticas e socioespirituais.
Definição4: Entende que o lazer faz parte do conteúdo do tempo orientado para a realização da pessoa com fim último. Este tempo seria permitido ao indivíduo pela sociedade quando este já se desincumbiu de suas tarefas e obrigações profissionais, familiares, espirituais e políticas. O tempo disponível para ser preenchido com atividades de

Relacionados