kjçkj

949 palavras 4 páginas
MODELOS ADOTADOS POR EMPRESAS http://exame.abril.com.br/revista-exame/edicoes/0642/noticias/a-nova-era-do-capital-intelectual-m0053147 REVISTA ÉPOCA :
Diante da concorrência acirrada, Jack Welch, presidente da GE, diz: "As únicas idéias que contam são as idéias nota 10. Não existe segundo lugar. Isso significa que precisamos conseguir o envolvimento de todo mundo na organização. Se você fizer isso da maneira certa, as melhores idéias virão à tona." Para usar mais do que as pessoas sabem, as empresas precisam criar oportunidades para que os conhecimentos privados venham a público e os conhecimentos ocultos se tornem explícitos. O programa Work-Out, adotado pela GE - uma série de reuniões por cidades, nas quais os funcionários propõem mudanças nos processos de trabalho e os chefes precisam aprovar ou rejeitar as sugestões na hora -, constitui uma maneira comprovada de lançar o processo de chegar até as idéias de mais pessoas.

KODAK
Em segundo lugar, para conseguir que mais pessoas adquiram mais conhecimentos úteis, os líderes precisam focalizar e reunir talento onde este é necessário. O vínculo com a estratégia é essencial. A Kodak, por exemplo, está se esforçando para construir o capital humano de que precisa, diante da fotografia digital que ameaça erodir o ramo da revelação química de fotos. No início dos anos 90, forças-tarefas em todas as partes da Kodak se ocuparam em procurar encontrar meios para usar imagens digitais em sua linha de produtos. O esforço não deu em nada, apesar do fato de que, em uma década, a companhia havia investido 5 bilhões de dólares em pesquisa e desenvolvimento.
O problema da Kodak era de escala e foco: os grupos pequenos viviam presos nas divisões que os criaram. As fronteiras existentes entre grupos dificultavam a cooperação e a partilha do conhecimento. Em determinado momento, havia 23 grupos diferentes trabalhando no desenvolvimento de scanners digitais. A Kodak tinha algumas equipes de franco-atiradores, mas precisava de

Relacionados