kjoooiji

4891 palavras 20 páginas
Autora Principal:
PAULUCi, Juliana Faleiros

Outros Autores:
LEMOS, Stela Maris Aguiar

Resumo do Trabalho:
Fonoaudiologia é a ciência que estuda o processo de comunicação e seus distúrbios e atua em diversas instituições e organizações sociais, desde unidades básicas de saúde e hospitais até creches, escolas e empresas. Uma importante instituição em que o fonoaudiólogo deve atuar e que requer atenção é a creche, já que uma grande demanda de alterações e distúrbios da comunicação humana poderia ser evitada com a elaboração de projetos de promoção da saúde e de educação para a saúde. Vale ressaltar, que a creche exerce um papel pedagógico e educativo para o desenvolvimento integral do indivíduo, é de suma importância que o fonoaudiólogo faça parte da equipe, tanto no planejamento de estratégias que proporcionem um ambiente adequado para o desenvolvimento do processo de comunicação quanto em uma discussão intersetorial com os demais membros da equipe, visando à capacitação dos educadores para a identificação de crianças de risco para distúrbios da comunicação e a realização dos devidos encaminhamentos.
O projeto tem como objetivos: - propiciar à aluna de fonoaudiologia a integração com a equipe e a vivência da rotina de uma creche; - participar do planejamento e execução das ações didático-pedagógicas visando à prevenção de distúrbios da comunicação humana.
O projeto consta das seguintes etapas: caracterização dos recursos físicos, materiais e humanos e dos problemas e necessidades da creche; planejamento de um programa a ser cumprido; execução do planejamento e discussão dos resultados parciais; avaliação, organização e sistematização dos dados obtidos na execução do projeto.
Os dados obtidos na primeira etapa revelaram que a creche:
- Localiza-se em um bairro de classe média.
- Atende 97 crianças (40% do sexo feminino e 60% do sexo masculino) entre 0 e 4 anos.
- Possui diversos funcionários, entre eles, 57% são educadores e serão beneficiados

Relacionados