kjnjk

634 palavras 3 páginas
BIOGRAFIA
Jean Jacques Rousseau nasceu em Genebra, na Suíça, em 28 de junho de 1712. Até os 10 anos de idade, foi criado por seu pai Isaac Rousseau, um relojoeiro que dependia do que ganhava em sua profissão para sustentar a família. Este o fazia sozinho, pois a mãe de Rousseau faleceu poucos dias após seu nascimento, considera-se que este fato o marcou desde a infância. Jean tinha um irmão que não conheceu, por ter abandonado a família logo cedo, chamava-se François.
Um desentendimento de Isaac Rousseau com um capitão francês, resultou em sua prisão, mas preferiu abandonar Genebra em 1722. Assim, Rousseau, um quase órfão, foi morar em Bossey com um tio por parte da mãe, Bernard. Porém, aos 12 anos de idade volta para Genebra para trabalhar.
Resultando de complicações que ele mesmo arrumou, aos dezesseis anos, foge de Genebra para uma cidade ali perto. Apaixona-se por Louise, uma protestante petista, cerca de 10 anos mais velha que Rousseau. Com ajuda dela, Jean foi para Turim e entrou em um asilo do espirito santo, para tornar-se católico. Porém, teve repugnância pelo catolicismo. Saiu de lá e reencontrou um amigo, Bâcle, e começam uma viagem de volta a Annecy, cidade onde morava sua amada Louise.
Fica na casa dela por um ano, nesse período, lê muito e estuda música, mais tarde tornou-se seminarista. Depois sai novamente, passando por varias cidades ao redor, trabalhando como secretario, copiando músicas e ate mesmo ensinando musica. Rousseau reencontra Louise, que esta com outro amante porém anos mais tarde ele morre e Rousseau ocupa seu lugar.
Jean lê algumas obras de Voltaire e muitas outras e começa a escrever. Porém sua saúde não colaborou, ele adoece e é nessa época que se considera um homem morto e confessa: “Posso dizer perfeitamente que só comecei a viver quando me considerei um homem morto”. Este começar a viver foi que ele se dedicou ao estudo e a refletir sobre religião. Mas sua saúde piorava. Viajou para curar-se e no caminho apaixonou-se

Relacionados

  • gcgymcgm
    261 palavras | 2 páginas