Kjmhgngn

446 palavras 2 páginas
maior parte do tempo, pertencemos a um time no departamento, no setor ou na unidade de negócios. Pode-se notar que o trabalho em equipe faz parte do nosso dia-a-dia.

O trabalho em equipe pressupõe a existência de um equipe. E o que seria uma equipe? É um pequeno número de pessoas com conhecimentos complementares, comprometidas com propósito, meta de performance e abordagem comuns, e pelos quais se mantêm mutuamente responsáveis.

Para que haja harmonia neste grupo, é necessário, que se tenham normas bem definidas; objetivos e metas comuns, e seja almejado o mesmo resultado. Não pode haver equipes sem objetivos e metas de performance. Afinal as equipes estão para melhorar a eficácia organizacional. Não se trata de uma novidade para aproximar pessoas e aprimorar o clima da empresa. Embora isto deva ocorrer, não é o seu objetivo principal. As equipes se alinham as grandes metas organizacionais, as macroestratégias e a visão das equipes. Mas cada uma deve construir sua própria visão, com valores e crenças que todos partilhem. Deve ter sua missão dentro de um escopo mais amplo, universal, de forma a não limitar suas ações e a criatividade necessária para inovar.

A corrente funcionalista explica muito bem a idéia de trabalhar em equipe. Para esta corrente, cada integrante (parte) possui uma função, é todos juntos fazem com que esse grupo (todo) funcione em harmonia. Fazendo uma analogia com o corpo humano, cada órgão tem a sua tarefa, mas se um órgão para de funcionar adequadamente, prejudicará a harmonia existente no corpo, ocorrendo um desequilíbrio em todo o sistema. Pode-se observar que para trabalhar em equipe ocorre a interdependência entre os integrantes, sendo importante a confiança e um bom relacionamento interpessoal.

” Sem competências individuais bem distribuídas, basta uma maçã estragada para arruinar o trabalho da equipe”.

Neste trabalho, é fundamental que todos os integrantes tenham ética, pois irá garantir comportamentos de respeito e

Relacionados