kjlçku

414 palavras 2 páginas
, da Malaysia Airlines, não tenham contactado seus familiares, como fizeram os dos atentados de 11 de setembro de 2001. Após mais de 10 dias de investigação sobre o desaparecimento do Boeing 777 com 239 pessoas a bordo, esta ausência de chamadas ou de emails pode ser um indício.

Diante do que se apresenta como um dos maiores mistérios da história da aeronáutica, isto pode indicar que o avião voava alto, ou acima da água, ou que os passageiros ficaram inconscientes, devido por exemplo à despressurização da cabine. Segundo os especialistas, quanto mais perto estivessem de uma rede de telefonia terrestre, maior teria sido a possibilidade de usar seus celulares ou outros aparelhos eletrônicos.

No entanto, muitos são céticos sobre a possibilidade de estabelecer contato telefônico e de mantê-lo em voo e em grande velocidade, em particular em altitude de cruzeiro. Para estabelecer um contato entre um telefone celular e uma rede (“handshake”), é necessário um sinal suficientemente forte de ambas as partes. Para o consultor de telecomunicações Koh Chee Koon, esta conexão é teoricamente possível se o avião estivesse voando a uma altitude de entre 23 mil pés (7 mil metros) e 45 mil pés depois de ter perdido contato com o controle de tráfego aéreo, como indicam informações não confirmadas.

Contudo, dada a potência limitada dos celulares comuns, e o obstáculo que significa o interior do avião, “é preciso ter sorte” para conseguir uma conexão de qualidade aceitável. Os aviões utilizados nos atentados de 11 de setembro de 2001 nos Estados Unidos voavam a uma altura relativamente reduzida, abaixo de uma zona coberta por redes de telefonia móvel.

Além disso, a maioria das chamadas teriam sido realizadas a partir dos telefones a bordo, e não de celulares. Algumas companhias aéreas permitiram recentemente o uso de telefones celulares no voo, graças à instalação de uma rede dentro da aeronave, mas este serviço não estava disponível no voo MH370, segundo a Malaysia

Relacionados