kjlklklkç

425 palavras 2 páginas
FABIANA DA SILVA SIMÃO

ATIVIDADE AULA 1 –
EXTO DISSERTATIVO

Elaboração de um texto dissertativo, de no máximo 30 linhas, abordando os assuntos propostos em sala de aula, com embasamento no livro: Paixão, Alessandro Ezequiel. Sociologia Geral. 1ª. Ed. Curitiba: Editora Ibpex, 2010. Capítulo 1 p. 16-35.

Rio de Janeiro
2014.1

Abordagem Científica, Sociológica e Educacional

A abordagem cientifica surgiu no século XVII, na Europa e hoje é a forma legítima de de compreender e explicar o mundo em que vivemos.
Mas antes do surgimento da ciência, na Idade Média europeia, os homens utilizavam a religião, a fé e a tradição como meio principal para colocar ordem no mundo. A igreja tinha o saber e a explicação do mundo em suas mãos.
Com o passar do tempo o homem começou a procurar outras formas de explicação, sem ser os fenômenos religiosos. Com esta procura, surge os movimentos do Renascimento e Iluminismo, entre os séculos XV e XVI. A partir destes movimentos, o homem e a razão passam a ser o centro do universo.
Esses movimentos tinham a características laicas, de não aceitar os valores e as concepções da igreja. Tinham o homem e a razão como o objetivo principal.
A partir do surgimento da ciência pela busca da razão, os dogmas da igreja foram aos poucos sendo supridos pela capacidade racional do homem em indagar os fenômenos da natureza, buscando explicações racionais. Com isto, a maneira como o homem vivia em sociedade e sua maneira de ver a vida, passa a mudar. Através desta mudança, a sociologia surge como a ciência que ira estudar a interação do indivíduo com a sociedade, as relações que ele mantém, sua vida coletiva.
O estudo da sociologia não deve ser apenas para adquirir conhecimento, mas para ver os acontecimentos em nossa vida através de outra uma forma critica, revolucionária, saindo do olhar rotineiro, habitual e conformável.
O olhar que a população passou a ter no período da Revolução Francesa e

Relacionados